top of page

Construção Civil: Tecnologias e seus desafios


A busca por novas tecnologias a serem empregadas no meio da Construção Civil sempre ocorreu e, com a alta dos preços dos materiais desde o segundo semestre de 2020, em decorrência da pandemia, essa procura tem aumentado.


Algumas tecnologias já são empregadas nesse meio para a redução dos custos e tempo de execução, que vão desde os softwares que são utilizados para a compatibilização dos projetos, minimizando os possíveis conflitos durante a execução até os métodos de execução, que aumentam a produtividade, reduzem o desperdício e o tempo.


Tecnologias como a utilização de GPS para a locação e marcação da obra, máquinas que já possuem a programação prévia do serviço, ajudando o operador a minimizar o tempo e os erros de execução; equipamentos a laser para controle de níveis e prumos, construções modulares e pré-fabricadas e drones, que ajudam na inspeção da obra, dentre outros.


Outra tecnologia que vem crescendo na construção civil é a impressão 3D, produzindo peças personalizadas que tem, como objetivo principal, a redução do desperdício de materiais e tempo de obra. O concreto autocicatrizante ou bioconcreto também é uma inovação da construção e já vem sendo utilizado em obras de pontes, barragens, túneis, hidroelétricas e usinas nucleares. Esses materiais possuem a capacidade de se regenerar e evitar as possíveis fissuras que ocorrem com o tempo.

Segundo o engenheiro civil Fabio Vollet, as inovações vêm para melhorar o mercado da construção e minimizar a falta de mão de obra e custos altos, cabendo a nós disponibilizar os treinamentos e qualificar a equipe para a utilização e a evolução do processo de execução.


Serviço:

Vollet Engenharia e Construção

WhatsApp: 17 98102-8648

bottom of page