top of page

Vista cansada

Quantos de nós não passamos por isso hoje em dia?


Quando falamos sobre vista cansada, falamos de fadiga ocular, fadiga visual, cansaço ocular etc., que nada mais é do que cansaço nos olhos. Como veremos, pode ser causado por diversos fatores ou resultar apenas de um esforço ocular acrescido que desaparece apenas com repouso. É, por isso, importante perceber o que é vista cansada e saber identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos.


Olhos cansados podem resultar de algumas doenças dos olhos ou do cansaço causado pela leitura e também de longas exposições em dispositivos digitais, como computadores, tablets e celulares, entre outros.


O cansaço nos olhos é uma condição muito comum que diminui substancialmente a qualidade de vida da pessoa. Para além disso surgem, habitualmente, outros sintomas associados à vista cansada, como dor de cabeça, ardor e vermelhidão nos olhos, causando um desconforto acrescido. Sintomas como tonturas e outros distúrbios são menos frequentes, mas também possíveis.


Precauções devem ser tomadas em casa, no trabalho e mesmo ao ar livre, reduzindo assim a fadiga ocular. Porém, às vezes, a fadiga ocular é sinal de uma doença ocular subjacente que necessita de tratamento médico. Se persistir por mais de alguns dias, ainda que se tenha tomado precauções simples, é importante buscar um médico especialista.


Erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, quando não corrigidos, podem desencadear esforço adicional do sistema ocular, originando cansaço ocular.


Obviamente que o tratamento da vista cansada depende das suas causas. Se existe algum tipo de doença ocular, esta deve ser tratada adequadamente.


Se por outro lado não existe nenhum problema ocular, o repouso, algumas vezes, pode resolver o problema. Tenha, contudo, atenção a algumas medidas de prevenção adequadas.


Dr. Leonardo Beraldo

Médico Oftalmologista

CRM: 104.884 | RQE: 46.806


bottom of page