top of page

Verão

E os cuidados com a pele!


A estação mais quente do ano traz dias mais longos, muito sol, mar e piscina e, por isso, é preciso prestar atenção à sua rotina de cuidados com a pele. Com a chegada do calor, a pele tende a ficar mais oleosa, com os poros mais dilatados e maior tendência à transpiração e acne. Dessa forma, é importante optar por produtos mais leves, com textura em gel ou sérum e seguir as dicas abaixo: 1 - Intensifique o uso do protetor solar: O protetor solar deve ser aplicado diariamente e apresentar FPS igual ou superior a 30 e também proteção contra a radiação UVA. Nessa época do ano, as pessoas querem intensificar o bronzeado, mas devem se lembrar que a exposição excessiva ao sol acelera o envelhecimento da pele e aumenta o risco de cânceres, inclusive o melanoma. Dessa forma, deve-se aplicar sempre o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas. Usar também chapéus e roupas contendo proteção UV, especialmente nas crianças.

2 - Hidratação: A hidratação deve ser redobrada, por dentro e por fora. Aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos de frutas e água de coco e aplicar hidratantes leves. Os faciais contém ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E. Os corporais à base de ureia e ceramidas. Dica: abuse das águas thermais, tanto na pele quanto nos cabelos e também das brumas hidratantes! Chá de camomila gelado também pode ser borrifado na pele antes do uso do hidratante e do protetor solar.

3- Invista no betacaroteno: É recomendado comer alimentos que contêm carotenóides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois esses alimentos favorecem a produção de melanina. Além disso, vale a pena conversar com seu dermatologista e investir numa fórmula oral antioxidante, com betacaroteno, licopeno, polipodyum leucotomus e pycnogenol, que auxiliam na fotoproteção e garantem um bronzeado mais saudável.

4 -Use ácidos apropriados ao verão: Use derivados da vitamina A, como retinol e retinaldeído e alfa-hidroxiácidos - como glicólico e mandélico em baixas concentrações. Estas são boas opções, fazendo o uso adequado do protetor solar.

5 - Realize procedimentos dermatológicos sempre com supervisão médica: Alguns tratamentos como ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada e até alguns lasers podem ser realizados, desde que o paciente siga corretamente as orientações médicas no pós-procedimento. E não se esqueça de que a toxina botulínica e os preenchimentos faciais também são bem-vindos para realçar a beleza e autoestima para as festividades de fim de ano!


Dra. Larissa Cannizza - Médica Dermatologista - CRM-SP 118.957 / RQE 29.476

bottom of page