top of page

Restaurante Nonno

Cozinha Ítalo-brasileira


Cozinhar é muito mais que suprir necessidades, é compartilhar o amor pela gastronomia. Essa é a história de Leonardo Facio, chef de cozinha do restaurante Nonno - Cozinha Ítalo-brasileira. Leonardo lembra que sempre gostou de cozinhar, desde os seus quatorze anos.


“Pegava tudo o que tinha na geladeira e elaborava um prato diferente a cada dia - e isso fez com que eu me interessasse cada vez mais por esse mundo ‘doido da cozinha’. Passava o tempo admirando minha bisavó materna cozinhar e aquilo me fascinava. Era lindo quando aquela comida simples, cheirosa e deliciosa, chegava até a mesa”. Para o Chef de cozinha a gastronomia é uma arte carregada de tradições.


Outra lembrança que Leonardo tem é a “vinhatada” que era feita uma vez por semana pelos irmãos de seu avô. “Nós nos reuníamos para tomar aqueles vinhos de garrafão e comer uma deliciosa macarronada, ao molho sugo, seguindo a tradição dos italianos - em uma bacia de inox”. Tudo isso fez com que Leonardo se envolvesse cada vez mais com o universo gastronômico, dando-lhe a certeza que seguiria esse caminho.



Leonardo Facio, chef de cozinha do restaurante Nonno


O início do Nonno


A ideia do Nonno começou em 2015, momento em que Leonardo morava em Cuiabá e, nessa fase, o empreendedor buscava novos caminhos. Assim começou a empreender na cozinha de sua casa, fazendo massas e molhos congelados para vender. A fim de homenagear seu avô paterno, Leonardo colocou o nome de ‘NONNO DI SANTO’ (santinho do avô) em italiano. “Ele me chamava assim e quis homenagear a raiz italiana que veio dele e com isso trazer essa história para o meu empreendimento. Tempos depois, em 2021, o restaurante finalmente saiu do papel, iniciando suas atividades.


Conceito Nonno



Prato Principal - Nonno Amazônico defumado


Segundo Leonardo, a ideia foi unir as duas cozinhas que ele mais gosta: a italiana e a brasileira, criando assim uma fusão cheia de sabores, cores e aromas. “A nossa gastronomia traz a tradição, mas também permite inovação e novos conceitos”.

Sobre os diferenciais, ele comenta que gosta de utilizar peixes que não são consumidos em outros estabelecimentos. “Tenho três tipos de peixes da bacia amazônica: o Pirarucu, Pirarara e a Piramutaba. Afinal, o Nonno é ítalo-brasileiro e acredito que a nossa gastronomia tem que ser mais valorizada. Outro diferencial são os molhos de pequi, peixe curado na casa, molho de coco defumado e uma sobremesa que é a surpresa cítrica, à base de um creme cítrico de limão siciliano e um doce de banana”.


Entrada - Cura Amazônica


O restaurante trabalha com duas opções de menu: À la carte, que funciona todos os dias e o menu executivo, que é de terça a quinta-feira no jantar e aos sábados - no almoço. Sobre as novidades, Leonardo comenta que está criando um menu de sugestão com harmonizações de vinhos e drinks. “A gastronomia, quando levada a sério, é um ato de amor! Assim, estamos trabalhando para sermos referência em qualidade e sabor”.

bottom of page