Planejamento Financeiro

Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede


Deixe-me lhe perguntar uma coisa: você também tem a impressão de que o tempo está passando rápido demais? Todos, para quem eu faço essa pergunta, concordam que, de alguma forma, a nossa percepção de tempo está mudando. E qual o impacto disso em nossas vidas? A resposta é simples: as pessoas não pensam que vão envelhecer, mas todas irão. Eis, portanto, a questão: Financeiramente, você está pronto para viver bem a terceira idade?


A longevidade no nosso país vem aumentando nas últimas décadas. A expectativa de vida saltou de 45,5 anos, em 1940, para 76,6 anos em 2019. Segundo o Banco Mundial, em 2050 o Brasil terá 29,7% da população de idosos. E é justamente quando envelhecemos que necessitamos de muitos cuidados – e mais cuidados envolvem mais recursos financeiros: fisioterapia, cuidador, farmácia, convênio, alimentação especial e, em alguns casos, um lugar para morar (que está entre os maiores gastos na velhice). O dinheiro para todas essas necessidades deve vir de uma reserva financeira que, por sua vez, deveria ter sido construída ao longo da vida.

Mas como fazer esta reserva, este planejamento? Na mentoria, Mente Rica, eu ajudo as pessoas a fazerem um planejamento completo, inclusive com um Plano de Ação de 5, 10, 15 e 25 anos à frente, demonstrando que é importante se preparar todos os dias para alcançar seus objetivos.


Esta preparação acontece em duas etapas. Na primeira, nós atuamos na sua mudança comportamental, trabalhando seus hábitos, a sua forma de pensar e de se relacionar com o dinheiro.


Em seguida, vem o Planejamento Financeiro com inteligência, buscando ressignificar as suas crenças limitantes. É colocar seus gastos numa planilha, mas, além disso, entender por que você realizou aquela compra. Não é só economizar, é muito mais que isso – é viver com o essencial para que você possa realizar seus sonhos a curto, médio e longo prazo, compor o seu patrimônio e se preparar para a velhice. Aqui também falamos muito sobre seus investimentos, para que você tenha uma renda passiva e não dependa exclusivamente do teto do INSS que, em 2022, é de R$ 7.087,22.


O provérbio chinês que dá título a esta matéria norteia a minha vida há muitos anos e o meu propósito de vida é pegar uma pá para cavarmos juntos este poço e encontrarmos água em abundância, antes de você sentir sede. Vamos juntos?


Quer saber mais sobre o Método Mente Rica? Siga a Juliana Campos nas redes sociais. Youtube: Juliana Campos Mente Rica

Instagram: @julianacamposoficial