top of page

Os desafios das empresas familiares

A convivência, os valores em comum e a proximidade entre a esfera do trabalho e os laços parentais


Uma empresa familiar é aquela que nasce e passa de geração para geração sob domínio de uma mesma família, podendo ser conduzida pelos seus membros, com ou sem ajuda de administradores profissionais.


Dentro dessa esfera do trabalho e dos laços parentais encontram-se alguns desafios.

Um destes é contratar colaboradores de fora da família. Em algum momento, essa empresa crescerá a um ponto em que os membros da família não terão as habilidades ou experiências para gerenciar uma complexidade adicional, e é a hora de trazer especialistas externos, como finanças, contabilidade, marketing e até mesmo recursos humanos.


Outro ponto é separar a família do trabalho. A comunicação é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Muitas vezes, essa empresa traz a bagagem da familiaridade e a oportunidade de conversas intermináveis e ambos são uma fonte de conflito apenas porque está acontecendo, e não, necessariamente, por causa do conteúdo.


A comunicação da empresa familiar tende a fazer com que a vida pessoal e a vida empresarial sigam juntas. Isso pode significar trabalho sem fim e a ausência de equilíbrio entre espaço/vida.


Um dos antídotos para melhorar a comunicação é estabelecer algumas regras, como, por exemplo, em casa, ter conversas que não sejam relacionadas a trabalho. Estabelecer esse limite é importante para que tenha uma relação saudável.


Separar os negócios das relações familiares é fundamental para o sucesso.

Os papéis podem ser muito confusos nas empresas familiares. A clareza nas funções ajudará todos a saber quais recursos de tomada de decisão eles têm. Definir e adequar as responsabilidades de cada função.


Consultorias e programas de crescimento podem inserir a objetividade, como uma parte agregadora e impulsionadora que facilite a tomada de decisões.


A capacitação profissional também é fator importante. Apenas porque a empresa é familiar, não significa que seus colaboradores não precisem de formação e aprimoramento do currículo. A excelência da empresa se faz pela captação de seus colaboradores.


Com boas parcerias especializadas, muita estruturação e um foco no sucesso para todos os envolvidos, empresas familiares crescem e se consolidam com naturalidade, conquistando seu espaço e se transformando em muito mais do que a ideia inicial entre pessoas que se gostam tanto.


Aline Cárceres

Psicóloga CRP06/90422

Contato: (17) 99206-4341


Comments


bottom of page