top of page

Liderança: Um deserto sem oásis.


Liderança é, sem dúvida, uma posição solitária, uma vez que o que caracteriza um líder é justamente sua capacidade de olhar para o que ninguém vê, abrir caminho para chegar nessa visão, vender a ideia para que todos os sigam e enxergar quem ele pode formar para ter uma visão e se multiplicar em outros caminhos.


Ele motiva, ele desenvolve, ele direciona a todos, mas quem faz isso com ele? Aí surge a importância de você desenvolver bons relacionamentos que possam servir como mentores para conseguir enxergar os pontos cegos de sua liderança.


A grande questão é que o líder, muitas vezes, se isola e se coloca em um lugar de herói, acha que tem que ter resposta para tudo, precisa dar conta de tudo e jamais expor suas vulnerabilidades. E é aí que começa o deserto, pois, se você se colocar nessa posição de herói, ninguém mais te vê como ser humano. Ficamos isolados, sobrecarregados e cada vez mais distante de nossa equipe. Pronto: isso gera desordem, caos e estresse instalados com sucesso.


Um dos maiores sofrimentos do líder é ter que bater meta, garantir os processos, filtrar o que o mercado quer com a capacidade de sua produção. Mas, muitas vezes, ele se esquece que seu papel é focar para que as pessoas lhe entreguem o melhor que elas teêm e não achar que tudo isso virá da mão da massa que ele coloca para suprir a sua falta de capacidade de formar pessoas.


Estamos em um mês de reflexão, de um grande deserto que formou um dos maiores líderes que já existiu. Aproveite esse momento para refletir sobre sua liderança, para refletir há quanto tempo você lida com a mesma situação, porque desertos são para a gente passar e não parar neles.


A Dale Carnegie, multinacional americana já treinou 9 milhões de líderes e, por mais um ano consecutivo, está entre os 20 melhores treinamentos de liderança do mundo, mostrando que a verdadeira liderança pode ser desenvolvida por meio de habilidades, novas mentalidades, técnicas, comportamentos e hábitos.


Dale Carnegie Rio Preto

Rua Francisco Cal, 156 - Vila São José

São José do Rio Preto

Instagram: @dalecarnegieriopreto

Contato: (17) 99737-4098

bottom of page