top of page

Joelma Caparroz

Instituto da Vida


Com mais de 19 anos de profissão, a neuropsicóloga Joelma Caparroz conta que a família se mudou de Estrela D’Oeste para São José do Rio Preto para que ela e seus irmãos pudessem ingressar na vida acadêmica. Já, aos 18 anos, escolheu a psicologia para atuar profissionalmente.


Possui pós-graduação em Medicina Chinesa, Fitoterapia, Dependência Química, Psicologia e Perícia para o Trânsito, além de Neuropsicologia, pela Cândido Mendes e, atualmente, cursa Mestrado em Neuropsicologia e é docente universitária.


Proprietária do “Instituto da Vida”, Joelma possui uma ampla equipe especializada em diversas áreas da psicologia. “Nosso objetivo é cuidar da saúde mental das pessoas da melhor forma possível. Atendemos nas áreas de psicoterapias para crianças, adolescentes e idosos, bem como avaliações neuropsicológicas, cirurgias gerais e psicológicas, além de serviços de recrutamento e seleção.”


A psicóloga conta sobre uma das grandes novidades da clínica, que é a sala Multivida Park IUP 6D, para ajudar crianças autistas em seu neurodesenvolvimento. “Trata-se de um software inovador, único no mundo, apresentado por meio de treinamentos, atividades e brincadeiras que promovem o desenvolvimento das habilidades sensoriais, motoras, cognitivas, entre outras.”


Ela explica que a psicologia tem sido, cada vez mais, fundamental na vida das pessoas e são muitos os motivos para comemorar. “Mas, acredito que ainda temos muito o que fazer. A psicologia ajuda na compreensão de como o ser humano cria a sua história e se desenvolve enquanto indivíduo. Acredito que o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir as pessoas à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relacionam com o seu ‘mundo interior’ e exterior.”


Mãe de Miguel Neto, de 20 anos, fala da família com alegria. Conta que estão sempre reunidos, pois prezam por essa qualidade entre a família. “Mas, não posso deixar de falar sobre uma das minhas maiores referências, minha mãe. Forte, honesta e trabalhadora, ensinou-se valores inegociáveis. Nela, está meu maior exemplo de força e amor.”


Instituto da vida R. Prof. Francisco Barbeta Júnior, 489 - Jardim Herculano São José do Rio Preto-SP (17) 3014-1616

Instagram: @joelmacaparroz

bottom of page