top of page

Exemplo de empreendedorismo

O melhor investimento que podemos fazer são nas pessoas que estão conosco.


Ticiana Bordini Figueira, CEO da Anacapri Rio Preto, inaugurou sua primeira loja em São José do Rio Preto há sete anos no Rio Preto Shopping e, posteriormente, no Shopping Iguatemi e Cidade Norte.


A empresária trouxe muita bagagem pela experiência que adquiriu trabalhando numa multinacional e, desde que começou a empreender com a Anacapri, sempre teve consciência da importância de investir em seus colaboradores. Com a alta competitividade do mercado e os crescentes avanços da organização, há a exigência de colaboradores capacitados com conhecimento atualizado e que realmente estejam comprometidos e engajados.


Olhando para fora

Com a pandemia tive que olhar para fora, importando-me muito mais com meus clientes e visando ao seu conforto. Da mesma forma tive esse olhar ainda maior com minha equipe.

Investindo nos colaboradores

Eu sempre procurei fazer com que meus colaboradores tivessem uma excelente experiência, trabalhando na Anacapri. Constantemente levo pessoas para ensinar algo novo e para motivá-los em todos os sentidos. E assim procuro fazer com que olhem para o cliente da mesma forma que eu olho para eles, com todo o cuidado.


A importância de quem está conosco

Durante o ano, estudei muito conteúdo de gestão e percebi que a área financeira tem muito a ver com realização e assim tive um “start”. Pensei em como poderia ajudar ainda mais minha equipe e, para isso, trouxe a Natalia Bordini Mussi, que para mim é um case de sucesso. Principalmente por ter passado por todas as etapas de vendas, varejo e shopping.


Aprendendo sobre finanças

Natalia Mussi, formada em Direito, trabalhou durante anos no setor bancário, o que deu a ela uma vasta experiência. Mas ela relata que a questão de planejamento e finanças vem desde a criação. “Eu sempre fui totalmente voltada a me planejar, e com meu atual trabalho passei a ser ainda mais cautelosa, principalmente pelas questões financeiras. Quando a Ticiana me convidou para falar sobre esse assunto com seus colaboradores, tentei fazer com que eles analisassem que é possível conquistar tudo o que eles desejam, mas para isso seria preciso que soubessem quais eram os seus objetivos e, a partir de então, teriam que se organizar e ter responsabilidades. Precisamos ter informações do que eu quero a curto, médio e longo prazo. E ter em mente que muitas vezes teremos que abrir mão de algumas coisas, hoje, para conquistar o que queremos amanhã”.

Para começar a fazer qualquer organização, devemos saber o "quanto custamos". Quanto eu preciso ganhar para pagar minhas coisas? Se não soubermos isso, não paramos de patinar.

Após termos essa resposta podemos ir para o próximo passo. Quanto a mais eu preciso ganhar para conquistar o que quero? E o que vou fazer?

Tudo tem que ser analisado! Dessa forma vamos construindo o nosso planejamento e as coisas param de ser "vagas" e começam a ser "palpáveis".


Benefícios para a loja

Após dar treinamento sobre finanças, percebi minha equipe muito mais determinada, disciplinada e com muito mais foco, pois eles enxergaram que é possível conquistar tudo o que quiserem. Basta se organizar e trabalhar para acontecer. Existe muitas possibilidades, desde que não se limitem.

bottom of page