top of page

Dra. Cristiane e Dr. Paulo Eduardo Colombo

Vida pessoal e profissional: casal fala sobre parceria, atendimento e tratamentos oferecidos para melhorar a qualidade de vida das mulheres


Os médicos, Dra. Cristiane e Dr. Paulo Eduardo Colombo, completam-se tanto na vida pessoal quanto na profissional.


Com 15 anos dedicados à ginecologia, a médica, que conheceu o seu marido, Dr. Paulo Eduardo Colombo, durante a especialização realizada no Hospital de Base de Rio Preto, decidiu dar uma volta de 360º em sua carreira e mudar o foco de atuação, que antes era voltado ao acompanhamento gestacional e aos partos, para a ginecologia integrativa, regenerativa e estética, cuidando das pacientes como um todo, de forma integral. Neste momento, ela oferece mais opções de atendimento e tratamentos, com o objetivo de auxiliá-las nos cuidados com a saúde íntima, investigando e prevenindo problemas voltados às mulheres com a vida sexual ativa. “Nesses meus 15 anos de atuação na ginecologia, tenho visto uma mudança de compo


rtamento muito positiva entre as minhas pacientes. Atualmente, as mães trazem as filhas ao consultório e isso é uma grande vitória para a saúde feminina, pois as gerações anteriores não tinham essa liberdade. Vejo isso como uma grande evolução tanto para a iniciação da vida sexual das adolescentes, quanto na preven


ção de doenças e adversidades que possam acontecer após a primeira menstruação.”


Em sua nova fase profissional, a Dra. Cristiane Colombo atua com foco em tratamentos e prevenções desde a iniciação menstrual até a menopausa. Cada fase com as suas indicações de tratamentos específicos, não deixando de auxiliar quem está em busca do sonho da maternidade.


Em conjunto com o marido, Dr. Paulo Eduardo Colombo, profissional com título de especialista em ginecologia e obstetrícia e certificado, pela IRCAD América Latina, de videolaparoscopia e endometriose, a Dra. Cristiane Colombo auxilia as mulheres colocando todos os exames rotineiros em dia, como Papanicolau, ultrassom, mamografia, exames de sangue e, se necessário, faz as orientações de suplementação de vitaminas e alimentação. A médica, além de exercer sua função fundamental no pós-parto, corrigindo problemas, como incontinência e flacidez pélvica, que possam acontecer após a gestação, oferece os melhores métodos contraceptivos para o período do puerpério.


Esse antes e depois vem ao encontro da atuação do marido, que é uma das maiores referências no tratamento da endometriose na região. E, em se tratando dessa doença, o Dr. Paulo destaca que, cada vez mais, tem visto o aumento na procura para o tratamento, pois as mulheres têm se preocupado com a busca pela diminuição das dores e da melhora na qualidade de vida e, consequentemente, procurado soluções com especialistas. “Posso dizer que 50% das mulheres com endometriose têm dificuldade em engravidar. Mas, vale lembrar que a doença é uma falha do sistema imunológico que não tem cura. Os tratamentos e a cirurgia são realizados para melhorar a qualidade de vida das pacientes e, para aquelas que buscam auxílio com foco na maternidade, a melhora chega até 30%. É importante frisar, também, que não operamos a paciente apenas com o intuito gestacional, mas, sim, como eu já disse, em busca da melhora da qualidade de vida, para que ela viva sem dor.”


Ainda de acordo com o especialista, o tratamento da endometriose não é somente medicamentoso ou cirúrgico. Deve ser realizado de uma forma mais ampla, de maneira multidisciplinar, com uma alimentação adequada anti-inflamatória, exercícios pélvicos, para melhorar a musculatura, acupuntura e tratamento psicológico, pois muitas pacientes relatam o sofrimento em seus relacionamentos e se culpam por sentirem dor durante a relação sexual.



Junto à família, o casal de médicos faz parte do corpo clínico de um dos mais conceituados centros de saúde de São José do Rio Preto e região. “Estamos, constantemente, em busca de novos conhecimentos, implantando novas tecnologias. O tratamento cirúrgico da endometriose é feito, principalmente, através da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva. Uma câmera é inserida por meio de um corte bem pequeno. Nele, temos a visão de toda a região pélvica e operamos visualizando as imagens da câmera por uma tela. Existe ainda a técnica robótica. Nesse procedimento, temos a visão tridimensional e os movimentos são mais precisos. Mas, o tipo de cirurgia escolhida depende, especificamente, de cada caso. Além disso, com apenas 15 dias, a paciente já está apta para realizar suas atividades normais”, explica.


E, em se tratando de saúde íntima, a parceria entre o casal fica ainda mais evidente, com acompanhamento realizado pela Dra. Cristiane após os procedimentos cirúrgicos realizados pelo Dr. Paulo. “Aqui, na Clínica Colombo, oferecemos tratamentos com alta tecnologia. Temos a radiofrequência ablativa fracionada, que é um dos tratamentos que visam retardar os efeitos do envelhecimento na região íntima, com indicação para pacientes com incontinência urinária leve, infecção de urina de repetição na menopausa e ressecamento vaginal, tanto na menopausa, quanto no pós-parto. Além disso, a mesma máquina pode ser utilizada para as cirurgias íntimas, visando a correção dos excessos de pequenos ou grandes lábios e correção do clitóris. E os atendimentos vão muito além das tecnologias. Oferecemos tratamento com injetáveis também para o púbis, como ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno”, explica Dra. Cristiane.


A Clínica Colombo oferece também a colocação de implantes hormonais e metabólicos, que podem ser usados ao longo da vida da mulher, desde a fase mais jovem, de acordo com a queixa, como cansaço extremo, estresse, fadiga para realizar atividades do dia a dia, bem como para pacientes acima do peso, e implantes hormonais na transição após as pacientes apresentarem os sintomas do início da menopausa.


E é fácil falar que, nessa nova fase, o casal se sente ainda mais realizado. Além de ter se completado ainda mais, com a parceria no trabalho e o sucesso dos tratamentos e atendimentos oferecidos, a Dra. Cristiane e o Dr. Paulo Eduardo Colombo têm tido mais tempo para realizar as coisas que mais gostam, que é ter qualidade de vida com a família e oferecer atendimento de alto nível para os pacientes, que, assim como eles, buscam por uma vida mais saudável, sem dores e de excelência.


bottom of page