Talentosa, criativa e dinâmica, profissional fala de sua trajetória profissional e empreendedorismo, agora na direção do Galpão 08 Store, no Shopping Iguatemi
Cora Soares, foi a primeira jornalista com formação em moda na cidade. Iniciou sua carreira com a moda no ano de 2001. Ela é jornalista especializada em Negócios de Moda pelo SENAC-SP, pós-graduada pela FGV. Também faz parte da plataforma de influência Fhits, além de ser madrinha do Instituto ‘As Valquírias'. A empreendedora começou sua carreira na empresa Pelmex e com 19 anos já era produtora de moda para a revista Shopping. Depois, seguiu para o jornal Bom Dia onde assinava uma coluna chamada “Caderno RP”. De uma cobertura para o jornal, de uma palestra com o Dudu Bertolini, foi convidada para ministrar aulas de moda em 2006 no SENAC. “Minha história se cruza com a educação. Me tornei professora do SENAC, onde fiquei por quase dez anos e me tornei coordenadora no ano de 2013. Após isso, sai para ser editora de moda na revista Vida & Arte do Diário da Região com colunas que falavam sobre a moda street e sobre as tendências do mercado. No ano de 2021, fui para o SBT no programa da ‘Mira Filizola’, no quadro “É tendência”, que em 2022 se transformou em um programa sazonal. Minha trajetória com moda vai desde a produção, até a educação e mídia de moda; fiz muitas coberturas para o São Paulo Fashion Week. Hoje, tenho uma parceria com o Shopping Iguatemi Rio Preto, onde trago o ‘Iguatemi Talks’. O que é muito bacana, pois todos os shoppings trazem uma bagagem muito importante para minha carreira”.
A Galpão 08 Store
Recentemente Cora se tornou também empresária no segmento de varejo assumindo a loja Galpão 08 no Iguatemi, onde participou em 2018, da criação de toda a comunicação da loja. “A Galpão já tem uma história comigo e quando fiquei sabendo que seria vendida, logo me interessei e começamos nosso ‘namoro’ para a negociação. Hoje, administro a empresa ao lado do meu marido Pedro. Ele é da área de administração, foi diretor de uma multinacional e agora está comigo nessa imersão do mundo business; estamos nos divertindo muito com tudo isso”. Cora explica que o conceito da loja é para homens e mulheres com lifestyle que une Rio de Janeiro e São Paulo, o que ela gosta de chamar de um balneário chique. “É para a mulher de estilo fashionista, leve e que está envolvida nas tendências. E o nosso homem é descolado, bacana, mas também temos os estilos tradicionais que usam marcas de renome. O que mais escuto dos nossos clientes é que a Galpão é uma loja diferente de tudo que temos no mercado, e isso é muito gratificante.
Os planos para a Galpão, são os de expandir cada vez mais, pois já existem propostas para que ela se transforme em uma marca, com um conceito bem diferente de produto. Acredito que meu grande diferencial é girar, faço de tudo para estar em movimento e tenho um marido, que é um parceirão maravilhoso e que está comigo em tudo”.
Moda X Tendências
Cora fala sobre as principais tendências na moda, que são o uso da tecnologia e de tecidos com o lema da sustentabilidade, sempre pensando no meio ambiente. “O comportamento do consumidor mudou. Hoje os clientes estão muito mais exigentes no quesito propósito de marca, de estilo e de descarte. Ele está mais criterioso sobre o que faz sentido e o que está vestindo, tanto para ele quanto para outras pessoas. Também busca marcas onde se sinta acolhido por todos esses preceitos e com esses novos conceitos de mudança. Falar hoje sobre consumo de moda é falar sobre o sentido em se vestir”.
Trajetória
A profissional ainda comenta sobre sua evolução, de onde veio e como demorou para chegar onde está. “Foram muitos nãos, algumas pessoas sempre contra os meus sonhos, mas eu nunca desisti. Tenho esse lema muito forte na minha vida, eu não desisto de absolutamente nada do que eu me proponho a fazer. Sempre disse que um dia eu iria brilhar na moda, não de um modo narcisista ou prepotente, mas de uma maneira humilde. Sou uma menina que não veio de um berço esplêndido. Tudo o que eu tenho foi conquistado a duras penas. Hoje também tenho um motivo a mais para lutar, que é a minha família, o Pedro e a minha filha que são os meus alicerces e minha base. Sou extremamente família, estamos sempre unidos, mesmo nas dificuldades. Acho que esse é o nosso propósito, trabalhar para transformar nossos sonhos em realidade. E quero inspirar outras pessoas, independentemente de qualquer situação: não parem. Acreditem, tenham metas, propósito e pensem em crescer, sempre”.
Comments