top of page

Ana Carolina Garcia e Garcia

Médica Geriatra - CIRP Clínicas Integradas


Geriatra pela FMUSP/SP, especializada em cuidados paliativos, Dra. Ana Carolina Garcia é especializada em dor pelo Hospital Albert Einstein (SP), além de assistente da disciplina de geriatria da FAMERP.


Ela conta que a Medicina surgiu em sua vida pelo gosto em estudar e por sua aptidão em biológicas e humanas: “Eu sentia que havia um potencial a ser explorado, para ajudar a mim e aos outros, e que isso, de alguma forma, poderia fazer a diferença na vida das pessoas. Já a geriatria foi uma surpresa. Todas as especialidades que tive contato na faculdade eu queria fazer, até me deparar com a geriatria. Nesta, era necessário saber um pouco de todas as outras, mas a relação de intimidade e o olhar profundo entre os pacientes e meus mestres confirmaram que era isso que eu procurava para o meu destino.”


Ela explica que a especialidade avalia o idoso de uma maneira global e ampla, focando sempre em estimular a qualidade de vida e, quando possível, a manutenção da funcionalidade, autonomia e independência pelo maior tempo possível. “A avaliação geriátrica ampla é feita a partir da primeira consulta, na qual é realizado um plano terapêutico, guiado por um passo a passo das prioridades a serem trabalhadas horizontalmente. Além disso, o geriatra tem o objetivo de, dentre tantos focos, aliviar o sofrimento, diminuir a polifarmácia, evitar as quedas e promover hábitos saudáveis e reabilitadores.”

Para ela, um dos maiores desafios do geriatra é lidar com a finitude. “Quando entramos na Medicina, temos o ‘romantismo’ de que iremos lidar com a vida. Mas vai muito além disso, pois é necessário aprendermos a lidar com a proximidade da morte.” Sobre os sonhos, ela acredita que é muito importante pensar no futuro, pois este é o combustível do amanhecer: “Fui muito agraciada por Deus, tenho a profissão que sonhei, ajudo minha família, formei uma nova família, me tornei mãe. Orgulho-me de ser mulher, médica e ter surgido de uma origem humilde e encabeçar uma especialidade, que, hoje, é liderada por mulheres.


A geriatria precisa da força, mas também da suavidade feminina. Sou grata por ter sido tão bem recebida pela comunidade rio-pretense nesses dez anos de trabalho, onde quero me aposentar e, no futuro, ser tratada também por outros bons geriatras”, finaliza sorrindo.


Dra. Ana Carolina Garcia - Médica Geriatra - CRM: 120832/SP - AMB 139601

bottom of page