top of page

Viva o Presente

E faça as escolhas profissionais certas


Vivemos tempos em que tudo acontece numa velocidade extremamente acelerada, em que somos empurrados a sobreviver e não a saborear a vida, vivendo a ansiedade do futuro sem desfrutar o presente. Não nos permitimos ter opções, seguindo os fluxos do momento, simplesmente. Essa realidade acontece com você?


A escolha profissional na etapa da vida chamada adolescência apresenta interrogações mais aguçadas. Um momento delicado para os jovens e para as famílias.


Essa escolha ocorre entre 16 e 18 anos, idade na qual muitas mudanças físicas e até mesmo comportamentais estão ocorrendo. No meio de um turbilhão de hormônios, medos e anseios, as fantasias se misturam internamente e realizar uma escolha de extrema importância gera, no mínimo, muita insegurança. Ainda hoje, poucos jovens são instruídos a escolherem suas profissões de acordo com seus maiores talentos, muitos são influenciados a escolher cursos que estão em alta no mercado, ou até mesmo os que possuem a maior remuneração, ignorando suas preferências, competências, pontos fortes e talentos.


Atendo também coachees (clientes) já adultos, com mais de 10, 15 anos de profissão e que ainda se sentem insatisfeitos com sua vida profissional. Tal insatisfação não se dá, necessariamente, pela falta de sucesso ou baixa remuneração e sim porque se sentem perdidos, vazios, sem achar sentido no que fazem, pois, com o passar dos anos, perderam suas referências e ignoraram seus maiores desejos e talentos.


Segundo uma pesquisa, trabalhamos em nossas vidas, em média, 90 mil horas - e essa profissão nos acompanhará nesse tempo. Será que durante esse período, fazendo o que não gostamos, teremos realização?

Como escolher a profissão mais adequada ao meu perfil? A escolha de uma profissão deve ser pautada naquilo que você possui de melhor - e se conhecer é o ponto inicial para essa escolha, pois o autoconhecimento será o seu farol. Gosto sempre de lembrar que essa escolha pode ser a primeira, mas não a única. Fundamental entender que você é o piloto de sua vida, portanto, não delegue o seu futuro a outras pessoas. Jamais deixe de ouvir a quem lhe quer bem, mas é fundamental se lembrar de que você é um digital no mundo. Por isso, a contribuição de um profissional para orientação profissional para o seu projeto de vida é muito importante. Nós somos como os copilotos na trajetória do estado atual para o desejado. Independente se você está ingressando na vida profissional, deseja se desenvolver com o que já faz ou deseja realizar uma transição - mudança de carreira. Estamos aqui para apoiá-los nessa jornada, chamada vida e carreira.

Por fim, finalizo com uma frase de Aristóteles, filósofo grego, século IV a.C.: “Sua vocação está onde as necessidades do mundo e seus talentos se cruzam”. É transformador o encontro com a vocação e a missão de vida. E você, encontra-se feliz e realizado com suas escolhas profissionais?


Rosângela Motta - Coach

(17) 199731-7519

bottom of page