É uma estratégia inteligente? Vamos falar sobre
O networking é intrínseco ao ser humano, uma prática tão antiga quanto o próprio conceito de comunidade. De maneira simples, networking é o processo de estabelecer e cultivar relacionamentos para trocar conhecimentos, influenciar e, claro, explorar oportunidades de negócios.
Se você parar para pensar, vai se dar conta de que já fez networking na escola, com familiares e amigos e que, provavelmente, essas pessoas ainda fazem parte da sua vida pessoal ou profissional. Talvez seja por isso que muitos acreditam que o networking seja uma atividade fácil e gratuita.
No âmbito pessoal, esse pensamento tem seu mérito. Afinal, não escolhemos muitas das pessoas que entram e permanecem em nossas vidas. Porém, no cenário profissional, onde, como e com quem você faz networking é uma decisão consciente.
É evidente que você pode (e deve) praticar networking nos mais variados lugares. Contudo, nem todos os ambientes oferecem o que você precisa. Como o tempo é dinheiro, é essencial selecionar aqueles que oferecem mais oportunidades e benefícios para você ou para o seu negócio. Isso, muitas vezes, implica em pagar pelo acesso.
As redes de networking profissional pagas, em geral, oferecem muito mais do que apenas oportunidades de conexão. Ou, pelo menos, deveriam. Cada rede, a sua maneira, promete entregar contatos e oportunidades. No entanto, acreditar que somente o fato de pagar por networking é garantia de sucesso, é uma ilusão.
Ao investir, financeiramente, você deve ser ainda mais criterioso. Você deve avaliar: O que a rede promete? Qual é o histórico? Oferecem mentoria ou treinamento? Você é exclusivo na sua atividade profissional dentro da rede? Quem são os membros dessa rede? Quais os critérios de seleção? A cultura da empresa é clara para todos os membros? Como mensurar os resultados advindos da minha participação? Quem está no comando e quais são suas competências e seu histórico profissional?
Respondendo a essas questões, você ganhará clareza sobre a viabilidade do seu investimento, já que saberá se a rede na qual pretende participar está alinhada não só com a oferta de contatos, mas também com a entrega de resultados.
Redes gratuitas, por outro lado, geralmente não oferecem nenhum desses benefícios. Normalmente, são compostas por entusiastas do networking que, na maioria das vezes, sequer conseguem provar sua eficácia para si mesmos. O que não é medido, não pode ser valorizado no mundo dos negócios.
Para concluir, lembre-se: networking genuíno é sobre se conectar, aprender e apoiar os outros, em vez de simplesmente comprar uma participação para adquirir contatos. Construir uma rede sólida exige tempo, esforço e disposição para contribuir para o sucesso dos outros. Trata-se de cultivar relacionamentos mutuamente benéficos e estabelecer uma reputação como uma conexão confiável e valiosa em sua comunidade profissional.
André Luis Mantovani
Expert em Networking Profissional
Presidente do BNI – Noroeste Paulista
Comments