top of page

O tempo certo para tudo

Não fuja do seu processo e se permita errar




A vida tem demoras, não adianta brigar. Não adianta não querer esperar, se afligir, se debater, enraivecer, achar que tem como pular o processo. Se acalme ou isso tudo ainda lhe fará um mal maior. Adiante seu processo, aceita a espera, o esforço. O tempo passa no tempo dele, não aceita negociar. Saibamos esperar.


Sem paciência a gente nem vê direito as coisas, nem enxerga o que precisa, não analisa o como foi, os “porquês”. Não se corrige. Agindo na pressa, no desespero, no tudo pra já, a gente só repete os erros, buracos. Se atrapalha. Se aflige mais.


Não digo pensar e só pensar, que a vida é ação mas, sem refletir com o mínimo de resiliência, não se equilibra o prumo, a vida fica desorganizada, aí sim que nada dá certo. Reparem só.


Não estamos assistindo isso acontecer em todos os lugares e principalmente com a geração mais jovem? Querendo tudo pra ontem, não aceitando a espera e o processo. Eles nem vão!


Sem ir, nada se constrói. A vida vai exigir que se vá sem garantias, precisamos de fé. Falta fé.

Pra investir no trabalho, sem a garantia de reconhecimento, mas sabendo que lá na frente ele vem. Só que é preciso agir mesmo que não venha, sabendo que se ganha mesmo assim. Pra investir no amor, mesmo que ele não permaneça, e confiar que é melhor perder o amado, mas nunca a esperança em amar. É sério isso gente, as pessoas podem não nos amar, perder faz parte do “game”, tem que estar previsto inclusive, mas você só perde muito quando acredita que não vale a pena amar. Aí sim, você tira algo de valor da sua vida.

Crer num amanhã melhor, mesmo num hoje cinza. O que a Terra mais sabe fazer é dar voltas.

Aprimorar o passo, se permitir o erro, o treino, não acreditar que o esforço é em vão. Fé em você.


Investir em estudo, trabalho e afeto. Não se permitir repetições, buscar a melhora, fugir da dor, do erro, do não compreendido.


Cair no buraco todo mundo cai, eventualmente, por “ene” razões. Errar é mitocondrial, inscrito no nosso DNA, inacreditável que alguém se convença que pode vir ao mundo, nessa complexidade que é a vida, esperando não errar. Vai acontecer, para que se afligir tanto?

O que não pode acontecer é você se fragilizar ainda mais. Somos vítimas eventuais, mas da mesma forma, somos algozes em nossas desgraças. Se você se fragiliza, se sente ou se julga incapaz de correção, de observação, de um olhar racional de socorro e amparo, você bloqueia sua inteligência, aí mora no buraco, ao invés de buscar a vontade que te fará sair dele.


Progredir exige dedicação e erro, observação, sensibilidade. Nada é pra já.


Uns tem pressa em achar o amor da vida, outros têm pressa em acreditar que ninguém presta. Que existem pessoas de valor e pessoas sem valor, que existe que possa e quem não possa realizar coisas, só que o quintal é muito maior. Não cabe a humanidade toda em dois blocos. Eu já falei pra vocês que existem 7 bilhões de pessoas no mundo?


Precisamos nos dar conta de que estamos todos em transformação, o tempo todo. Que aprendendo ensinamos e precisamos da melhora, que a miséria de um homem é a miséria de todos os homens. Se cada um puder lançar sobre si mesmo um olhar atento, de profunda observação, já iniciamos a reforma íntima, subimos degraus para buscar uma vida melhor para nós mesmos e para nossos semelhantes.


Karina de O. Younan - Psicóloga - CRP 06/49471-9

Av. Juscelino K. de Oliveira, n.º 5000, 13º andar, sala 1308.

São José do Rio Preto/SP

(17) 99765-8204


Comentários


bottom of page