top of page

O novo ensino médio

Senac São José do Rio Preto é pioneiro na inclusão das novas diretrizes, oferecendo a seus alunos a nova proposta de formação desde sua implantação

O novo ensino médio começou a ser implementado de maneira gradual no Brasil agora em 2022 com o intuito de promover uma mudança no sistema atual de ensino. As novidades são resultado de uma lei de 2017 que reformulou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças estruturais.

Essas mudanças, no entanto, já são base na formação dos alunos do Ensino Médio Técnico do Senac São José do Rio Preto, como explica Juliane Estela Pierobon, coordenadora do Ensino Médio na unidade.

“O Senac foi pioneiro na proposta do Novo Ensino Médio. Com as novas diretrizes, e em sinergia com a Proposta Pedagógica do Senac, a instituição oferece um curso dinâmico que possibilita ao estudante o desenvolvimento de competências a partir da aplicabilidade dos conhecimentos (saberes), aprendendo a conhecer, viver, conviver e transformar sua vida e sua prática social”, diz.

O objetivo do Novo Ensino Médio, como vem sendo chamado, é oferecer uma formação mais conectada à realidade dos adolescentes e aos desafios que encontrarão no futuro. “A intenção é que a sala de aula possa ser um espaço fértil para o desenvolvimento de competências socioemocionais, para a prática cidadã e as demandas do mundo do trabalho”, acrescenta Juliane.

Vejas as principais mudanças:

· Carga horária ampliada: a carga horária nos três anos do ensino médio passa de 2.400 horas para 3 mil horas divididas entre 1.800 horas para a formação geral – conteúdos obrigatórios a todos os alunos – e 1.200 horas destinadas aos itinerários formativos;

· Itinerários formativos: outra novidade desse novo formato, os itinerários formativos são a parte flexível na formação dos alunos, onde eles podem escolher as áreas de conhecimento em que desejam se aprofundar. Eles são divididos em cinco categorias: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias e Formação Técnica e Profissional;

· Organização curricular por área de conhecimento: as disciplinas agora são chamadas de áreas de conhecimento e foram divididas em quatro partes: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As quatro áreas de conhecimento são comuns a todos os alunos e devem corresponder a 60% da carga horária.

Formação técnica como diferencial

A Formação Técnica e Profissional é a categoria entre os itinerários formativos que o Senac São José do Rio Preto tomou frente, como afirma Juliane. “Iniciamos com o novo ensino médio seguindo essa diretriz já em 2019 e, agora em 2021, o Senac São Paulo já formou suas primeiras turmas. Estar no Ensino Médio Técnico do Senac é estar pronto para uma educação diferente em que o estudante é estimulado a aprender diariamente. É estar em um espaço escolar que contribui para o seu autoconhecimento, a sua emancipação e sua autonomia, contribuindo para a transformação do ser, do outro e de toda a comunidade”, pontua.

Essa formação pode fazer toda a diferença no processo de inserção desses jovens no mercado de trabalho. Um estudo feito pela Fundação Roberto Marinho, Arymax e Itaú Educação e Trabalho analisou o papel da formação técnica na inclusão de jovens no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, 60% das empresas afirmam que ter feito curso técnico é um diferencial para selecionar um jovem funcionário. Em 42% delas, os jovens com formação técnica permanecem e evoluem de cargo e 61% delas têm, pelo menos, um gestor que já ocupou cargo técnico na companhia.

E além do olhar voltado à formação cidadã, profissional e empreendedora, essa abordagem pedagógica tem como objetivo colocar o jovem como protagonista de suas escolhas, cedendo espaço para que os estudantes desenvolvam um Projeto de Vida, que permeia o curso todo, contribuindo e promovendo as reflexões necessárias à construção de sentido e significado para a vida de maneira global.

Ensino Médio Técnico

A partir deste ano, o Senac São José do Rio Preto oferece a seus alunos dois títulos no Ensino Médio Técnico: Informática ou Multimídia.

No Ensino Médio Técnico em Informática, além da Base Nacional Comum Curricular, os alunos aprenderão a montar e fazer a manutenção de microcomputadores, instalar e configurar redes e desenvolver apps.

Já no Ensino Médio Técnico em Multimídia, o currículo inclui competências como criar sites e projetos gráficos para marketing digital, produzir e editar vídeos e imagens, fazer animações e webgames 2D.

Para conhecer mais sobre o Ensino Médio Técnico do Senac, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/ensino-medio-tecnico.

Serviço

Senac São José do Rio Preto

Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518, Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP

Informações e imatrículas: www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto.


bottom of page