top of page

Natalia Zanon Carvalho

Grupo Zanon e Zanon Agro


Ela é empresária, consultora, engenheira agrônoma, Mestre em Agronomia e escritora. Natalia Zanon Carvalho nasceu em uma família de empreendedores, que teve início

por meio de seu pai, Reinaldo Zanon Filho, fundador da Seguralta há mais de 50 anos, que pertence ao Grupo Zanon. A empresa está entre uma das nove maiores franquias do Brasil, dirigida pelos seus irmãos, Reinaldo e Gustavo Zanon.


Ela conta que, quando morou no Canadá, decidiu fazer Agronomia por enxergar, no Brasil, seu grande potencial para o agro. “Não tínhamos terras e nenhum agrônomo na família, mas meus pais sempre nos incentivaram a ir em busca de nossos sonhos. Minha mãe sempre dizia: ‘faça o que quiser, mas busque ser o melhor’'".


Após a faculdade, concluiu Mestrado em Agronomia para aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Logo, começou a buscar processos seletivos de trainee para trabalhar em multinacionais, pois acreditava que seria uma ótima porta de entrada na carreira, contratada para trabalhar na Odebrecht Agroindustrial, no Mato Grosso do Sul. “Foi um grande e concorrido processo seletivo a nível nacional. Nesse meu início de carreira, me desenvolvi e cresci muito, assumindo novas e maiores posições de liderança com a entrega de resultados.” Destacou a sua primeira posição em liderança com apenas 22 anos. “Liderei uma equipe de 21 pessoas, todos homens e mais velhos que eu. Com muita humildade, conduzi esse time a recuperar a produção atrasada e entregar resultados.”

Após alguns anos e com uma carreira consolidada e promissora, foi convidada para trabalhar em outra grande multinacional, dessa vez a americana Cargill. “Aceitei o desafio porque era uma posição ainda maior, além disso, iria proporcionar o meu retorno ao estado de São Paulo. Fui responsável pelo planejamento, gestão de desempenho e qualidade da empresa. Em minha última posição na Cargill, liderei um time com mais de 800 pessoas de alta performance, onde pudemos bater vários recordes.”

Com o desejo de criar seu próprio negócio, propôs aos seus irmãos a implantação da Zanon Agro, um braço agro do Grupo Zanon, responsável pela produção de soja, novas tecnologias e franquias do agro.


Estão lançando uma franquia de agricultura de precisão, a CZAgro, que oferece serviços e soluções de gerenciamento de risco e aumento de produtividade das lavouras, tanto para o agricultor, quanto para empresas do setor.


Atualmente, no Grupo Zanon, Natalia atua no planejamento e na gestão de desempenho de franqueados e colaboradores, além de desenvolver a liderança da empresa. “Minha rotina se divide entre a Zanon Agro e a consultoria interna na empresa. Pontualmente, também presto serviço de consultoria de planejamento e gestão para empresas terceiras que me procuram para implantação de cultura organizacional.”


Ao ser questionada sobre seu sucesso profissional mesmo tão jovem, ela explica: “Embora eu tenha uma boa formação, eu associo 80% do meu sucesso as minhas habilidades comportamentais e meus valores. Valores esses que meus pais me passaram e são inegociáveis.


Além disso, sempre trabalhei com um propósito. Trabalho pelo ‘ser’ e não pelo ‘ter’, conduzindo os times sob minha responsabilidade, com o mesmo propósito que o meu e o da empresa! ” Grupo Zanon Av. Waldemar Haddad, 801 - Jardim Moyses Miguel Haddad São José do Rio Preto-SP (17) 3214-9300


bottom of page