Quer um atalho para a gestão de sua empresa?
Para as empresas, independentemente do porte, começar um novo ano será sempre um desafio como, a título de exemplo, não saber como se comportará o mercado, a preocupação com vendas, custos, despesas e colaboradores - Ufa! Quanta coisa! Geralmente, também, é o início de uma expectativa de se fazer diferente, de crescer e tudo o mais. Então vem a pergunta: como fazer o ano ser diferente? Como se comportar para vender mais? Como fazer para investir? Assumo dividas? Faço a quitação de dívidas?
A resposta é: FAÇA O QUE PRECISA SER FEITO!
Se for para aprender a administrar sua empresa financeiramente, aprenda! E nada melhor para os empreendedores do que começar o ano com a gestão financeira do seu negócio em ordem. A especialista em finanças, Adriana Barreta, explica que nesse período é muito importante planejar o ano, colocar no papel como deseja que sua empresa venda mais, que tenha caixa e multiplique esse fluxo independentemente das sazonalidades. “O primeiro passo para começar o ano com suas finanças em dia é planejar. Faça a pesquisa de indicadores do mercado econômico; faça a projeção de vendas, aumento de funcionários, aumento salarial, novos fornecedores, projete custos e despesas. Esse é um começo...
Mas, e quando existem sazonalidades?
Adriana explica que no mundo empresarial podemos definir a sazonalidade como todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de um determinado negócio. “Por exemplo, uma sorveteria passa por um período de sazonalidade durante o inverno ou dias de temperatura baixa. São situações em que os consumos de sorvetes caem drasticamente, afetando as vendas. Em contrapartida, é importante ressaltar que a sazonalidade pode ser positiva, como é o caso do grande aumento de vendas no comércio em datas especiais, como dia das mães, dos namorados, dos pais e o dia de Natal, por exemplo”. Nesses casos, para ela, cabe às empresas a tarefa de explorar ao máximo as oportunidades proporcionadas por essas sazonalidades. “Por isso, é importante ter em mente os custos que podem comprometer esses períodos de sazonalidade. Além disso, é necessário acompanhar os gastos de sua empresa para que tudo ocorra conforme o planejado. E sendo assim, o valor que sobrar é o que poderá ser retirado para reinvestir na empresa, fazer novos investimentos e expandir os negócios”.
Adriana Alcantara Barreta - Mentora Financeira
(17) 98174-8184
Comments