Uma trajetória de transformação e impacto na saúde mental corporativa
Giovana iniciou sua carreira há 26 anos, após se graduar em Tradução (inglês) pela Universidade de Brasília. Seu primeiro emprego foi em uma multinacional norte-americana em Brasília, onde traduzia diversos materiais na área de automação predial. Foi ao traduzir um manual de recrutamento e seleção que ela descobriu sua paixão pelo tema de Recursos Humanos. Giovana foi transferida para o RH da empresa e, buscando se especializar, iniciou uma jornada de estudos na área, que inclui pós-graduação em Recursos Humanos e em Dinâmica de Grupo.
Entre 2008 e 2011, trabalhou em uma das maiores empresas globais de tradução em Nova York. Essa experiência quase a levou a um burnout, mas também lhe proporcionou uma nova perspectiva de vida. Decidida a mudar, Giovana voltou ao Brasil e fez importantes ajustes em seu estilo de vida. Em 2013, como parte dessas mudanças, ela se formou em Life Coaching e continuou a se aprofundar em cursos de autodesenvolvimento e autoconhecimento. A técnica que mais a impressionou foi a EFT (técnica de liberação emocional), também conhecida como acupuntura sem agulhas, que a ajudou a resolver várias questões de saúde física de fundo emocional.
Com o tempo, a profissional começou a ajudar amigas a resolverem suas dores e sintomas físicos usando a EFT, até se tornar terapeuta e realizar atendimentos individuais. “E após a pandemia, a necessidade de cuidar da saúde no ambiente de trabalho se tornou evidente. Assim, decidi unir meu conhecimento sobre dores e doenças de causa emocional com estudos sobre alimentação, atividade física, meditação, sono reparador e estresse, estendendo o meu trabalho para o ambiente corporativo. Atualmente, curso Psicologia para aprofundar ainda mais o meu conhecimento.”
Metodologia de Trabalho
Giovana começa seu trabalho realizando um diagnóstico da situação atual, avaliando o clima organizacional e a saúde dos trabalhadores. Com base nos resultados, ela propõe um programa de intervenção adaptado às necessidades do grupo, que pode incluir palestras sobre saúde, orientações para políticas de saúde mental, práticas de liberação de estresse, workshops de gestão do estresse, criação de espaços de bem-estar e indicação de outros treinamentos.
Ferramentas e Técnicas
A principal ferramenta de Giovana é seu vasto conhecimento, com o qual busca ampliar a conscientização sobre saúde física, mental e emocional. Ela utiliza práticas como meditação e EFT, uma técnica eficiente para liberação de estresse, ansiedade, emoções difíceis, dores e sintomas de doenças. A EFT é rápida, indolor, sem contraindicação, fácil de aprender e pode ser praticada pelos próprios colaboradores após o aprendizado inicial.
Importância da Saúde Mental no Ambiente Corporativo
Giovana enfatiza que a saúde mental será cada vez mais crucial, superando até a competência técnica, que é treinável. A falta de saúde mental compromete a concentração, a produtividade, o engajamento e a capacidade de resolver conflitos. A boa saúde mental promove decisões assertivas, liderança inspiradora, capacidade de lidar com estresse e incertezas, além de facilitar a criatividade e inovação. Isso se reflete em redução de custos, melhoria da reputação e da sustentabilidade da empresa.
Sinais de Comprometimento da Saúde Mental
Entre os sinais de alerta, Giovana destaca o absenteísmo, a baixa produtividade, a desmotivação, a apatia, a má comunicação, a irritabilidade, o isolamento e as queixas frequentes de dores e doenças. Líderes, RH e colegas de trabalho devem estar atentos a esses sinais.
Benefícios de Investir em Saúde Mental
As empresas que já investem em programas de saúde mental observam redução de estresse, fadiga, ansiedade e depressão. Além disso, há melhora na produtividade, redução de absenteísmo e presenteísmo, diminuição de custos médicos, menor rotatividade e mudanças positivas na qualidade do trabalho. “Vejo um futuro promissor, no qual a conscientização e a valorização da saúde mental serão essenciais para o sucesso das empresas. Acredito que, com a colaboração mútua entre empregadores e funcionários, todos podem alcançar melhores resultados e bem-estar e, consequentemente, o ambiente de trabalho será saudável e produtivo”, finaliza.
Giovana Boselli - Consultora em gestão da saúde no trabalho
Contato: (17) 99744-0406
Comments