top of page

Filipe Sisson

A carreira e trajetória do presidente da iGUi


Ele é um dos maiores nomes da indústria de piscinas e acredita que para ser um bom empreendedor é preciso saber liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento de qualquer ramo ou atividade de negócio. Sua vida de empreendedor começou por influência do seu pai, Antônio Augusto Sisson e na juventude Filipe cursou a faculdade de Administração de Empresas.


Pouco tempo depois, iniciaria a sua carreira profissional aos 19 anos. Após um acidente de automóvel sofrido por seu pai, ficou por mais de seis meses como diretor geral da empresa, onde pouco tempo depois, assumiu em definitivo o comando. Após fundar a marca iGUi, Sisson conta que passou por vários momentos de crise econômica, mas conseguiu elaborar um plano de ação para a fabricação e vendas de piscinas. Hoje, a iGUi é um dos nomes mais conhecidos nacional e internacionalmente. No ano de 2022, a iGUi obteve um expressivo faturamento, quase alcançando o marco do bilhão.


Contudo, foi em 2020, onde a marca teve uma grande ascensão de vendas e prêmios, entre elas a famosa revista Forbes divulgou alguns dados colocando a empresa entre uma das mais lucrativas no cenário econômico, além de prêmios como uma das melhores empresas para se trabalhar. Para o presidente a receita para o sucesso está em não se acomodar com as dificuldades, buscar novas ideias e estar sempre conectado às transformações do “mundo” dos negócios.



O Início


Filipe começou a vida profissional ainda na faculdade com 17 anos, em uma empresa familiar que já trabalhava com a industrialização de piscinas, que na época pertenciam ao seu pai e seu tio, sócios-proprietários. Pouco tempo depois seu tio saiu da empresa e seu pai sofreu um acidente e com 19 anos, ele precisou assumir todo o comando da empresa, e em paralelo cursava a faculdade de Administração de empresas. No ano de 1993, Filipe decidiu tirar um período sabático para cumprir outros projetos.


Ainda assim, amigos e clientes insistiam para que ele voltasse ao mercado de piscinas, devido ao seu talento e know-how, mesmo tão jovem já conquistados na época. A princípio Filipe teve como ideia montar um modelo de negócios para seus familiares. Assim, juntaram um grupo de investidores onde montou-se um modelo da indústria de piscinas. “Ao retornar para empresa eu disse: eu tenho um projeto para vocês. Monto a empresa e depois que o projeto estiver andando, vocês me pagam uma parte. Passou um período de dois ou quatro anos, não me recordo ao certo, fizemos um jantar de despedida, pois nessa noite eu iria me desligar da empresa, e nesse jantar eles decidiram me presentear com cotas da empresa e estou aqui até hoje”.


Quando questionado sobre o nome iGUi ele relembra que passou uma madrugada inteira com um dicionário na tentativa de achar um nome que se adequasse a todos os planos que ele tinha para a empresa. “iGUi” vêm da língua tupi guarani, que significa ‘água’ e um detalhe muito interessante: essa palavra tem a mesma pronúncia e sonoridade em qualquer idioma do mundo, assim como sua escrita. Para ele, estar em sua posição não é questão de sorte e sim de muita dedicação, pois desde jovem, enquanto as pessoas faziam coisas relacionadas à idade como estudar, sair com os amigos e praticar esportes, Filipe estava envolvido com os negócios da família.



Dedicação e Crescimento


Para o presidente assumir os negócios da família, foi um grande laboratório, onde diariamente precisava criar novas direções para manter a empresa com os mais de 80 funcionários. Felizmente, em quatro anos ele conseguiu estabelecer a saúde financeira da empresa, se destacando como jovem empreendedor. “Acredito que essas experiências foram muito relevantes para me tornar quem sou. Sempre tive aptidão para exatas, e a faculdade naquela época, em meados dos anos 80, era para poucos mesmo porque a nossa economia sofria altas inflações com taxa de 100% ao mês, além da troca de moeda que estávamos passando. Mas, esses desafios, de certa forma, me ajudaram muito para ser um empresário competitivo ao mercado e ao cenário daquele momento.


Claro que, a faculdade e a experiência da empresa me ajudaram também a desenvolver minhas habilidades e capacidades como empreendedor. Enquanto muitos chamavam isso de vocação e talento para os negócios, acredito que foi uma construção junto às oportunidades nas quais foram me dadas”.

Atualmente, seu modelo de negócios é usado e copiado por muitos empresários no Brasil e em alguns países do mundo, e ele conta que esse modelo de negócios se deu pela sua ousadia e inquietação em querer fazer com que as coisas acontecessem da melhor maneira possível. “Sempre tivemos o ímpeto de crescer com parceiros, colaboradores, e sócios, buscando alternativas para a consolidação no mercado. Temos centenas de sócios, cada um em sua área, seja no varejo, indústria, ou no comércio e mais de 40 indústrias espalhadas nacional e internacionalmente. A vontade de crescer é que nos fez ir além”.


SPLASH


Modelos desenhados pela iGUi que fizeram muito sucesso no passado, são copiados por muitas fábricas, então a iGUi criou a marca SPLASH para dar sequência a estes desenhos mantendo a qualidade original. Prova disso, é que existem várias versões sobre a marca que encantam o público. Esses modelos de piscinas foram criados na década de noventa e foi uma das mais vendidas pela iGUi. “Vemos que, atualmente, a grande maioria dos concorrentes passaram a reproduzi-la legalmente, copiaram-na sem o menor constrangimento.


Ao se deparar com esses episódios e vendo a necessidade de nossos clientes adquirirem um produto com mais qualidade, lançamos a marca SPLASH com a mesma qualidade e garantia iGUi. Talvez pelos nossos 40 anos de piscinas, identificamos muito rápido quais seriam as nossas oportunidades e chegamos à conclusão que não deveríamos parar de fabricar piscinas, nem parar de falar sobre piscinas e manter os diálogos para mantermos no mercado, era um risco a ser corrido, mas deu tudo certo, com isso o crescimento foi significativo. Nosso intuito sempre foi trazer o melhor custo benefício para o consumidor, e foi nesse momento em que vimos a ‘explosão’ desse produto. Acredito que o mercado teve essa necessidade em ter um produto com um menor custo. Hoje, temos mais de 600 lojas SPLASH espalhadas por todo o Brasil”.


UNLIMITED


Ao falar do novo conceito iGUi, diferenciadas e customizadas, Sisson cita a elitização das piscinas com a chegada da marca Unlimited, no início da década 2010. “No começo trabalhávamos com produtos populares, mas surgiu a necessidade de trazer um produto com alta performance e qualidade, que traz um conceito diferenciado em dois principais aspectos: a versatilidade e a tecnologia.


Por meio de um amplo conjunto de opções em acabamentos, formatos, medidas e acessórios, ela oferece infinitas possibilidades aos nossos clientes que buscam exclusividade e comodidade. Ou seja, o cliente define quais dimensões atenderão suas necessidades e o modelo é pré-definido em projeto, assegurando o atendimento das expectativas”. A marca é uma complementação iGUi criada para atender os projetos mais exigentes, cujo objetivo é oferecer e entregar o que há de melhor em piscinas residenciais e de uso coletivo (condomínios). “Temos todas as ferramentas para entregar serviços completos ao consumidor mais exigente. Boa parte de nossos produtos e ideias, são desenvolvidos internamente por uma equipe altamente preparada e dedicada exclusivamente ao trabalho nesta área.


Contamos hoje, com mais de 5.000 colaboradores, inteiramente dedicados e instruídos a produzir o melhor neste segmento”. Na área de desenvolvimento de projetos, contamos com uma equipe de dezenas de arquitetos especializados em design de piscinas e áreas de lazer, com os melhores softwares para apresentar nossas propostas, inclusive em realidade virtual na própria casa do interessado, tornando a realização deste sonho uma grande e prazerosa experiência.


Visão e Futuro


Filipe explica que a empresa continuará a acreditar no futuro e em sonhos ainda maiores. Ele ainda acredita que cada pessoa tem uma função e uma característica peculiar, mas que todos precisam um dos outros, formando uma engrenagem, pois ninguém é excelente em tudo. “Devemos acreditar em nossos sonhos e em ter em mente um objetivo e onde queremos chegar. Acredito muito no mercado, mesmo com as crises e recessões, sem contar na vontade que todos nós temos em crescer tanto dentro, quanto fora do país. É essa inquietude de nos reinventarmos sempre, talvez seja o ‘gatilho’ para o nosso diferencial. Talvez pelos nossos 40 anos de experiência em piscinas, identificamos muito rápido quais seriam as nossas oportunidades e nunca tivemos medo ou receio de abraçá-las”.


O presidente comemora junto a toda sua equipe a inauguração da décima loja em São José do Rio Preto e mais 15 lojas para serem inauguradas nos próximos meses. “Não temos em nenhum lugar do mundo nada parecido no que diz respeito ao conceito das nossas lojas de piscinas. Nos orgulhamos em dizer que toda essa concepção das lojas, foram criadas por nós. Atualmente, vemos muito mais escritórios home office, mais até do que locais físicos e nós mais uma vez estamos indo na contramão da maioria, com mais lojas físicas, mais conforto e melhor atendimento para todos os nossos clientes. O mercado de modo geral sempre estará em constantes transformações e devemos estar sempre atentos às mudanças, para decidirmos sempre o melhor caminho a seguir”.


Ao ser questionado sobre o sucesso da empresa, Filipe acredita que tudo deve andar em conformidade, desde os fornecedores, indústrias, colaboradores, compradores e tudo o que envolve qualquer empresa seja ela grande ou pequena. No que diz respeito a fabricação de piscinas, eu não enxergo nada muito além daquilo que não podemos oferecer. É preciso estar atento às evoluções de mercado, mas agir com sensatez e cautela. Temos muitas expectativas sobre as lojas conceito e queremos implantá-las em todas as cidades com mais de meio milhão de habitantes. Acredito que de modo geral, as piscinas sofrerão grandes mudanças além daquilo que já temos no mercado. Claro, que muita coisa melhorou, tanto no material quanto em seus aparatos e continuará melhorando e estaremos atentos a cada detalhe. É importante lembrar que em cada tomada de decisão, estamos impactando diretamente o nosso futuro”, finaliza.


Loja Conceito - Unidade São José do Rio Preto/SP


Komentarze


bottom of page