top of page

Delcimar Marques Teodózio

Arquiteta e Urbanista que projeta cidades: um novo conceito de construir e de morar


Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com 36 anos de carreira, Delcimar tem uma vasta experiência profissional. No início, seus projetos eram de arquitetura e de interiores, assinando, inclusive, projetos em Portugal. Especializou-se e ingressou na carreira acadêmica, publicou artigos científicos no Brasil e no exterior e é professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo em Rio Preto. Com o conhecimento e a experiência adquiridos, somados aos de viagens técnicas e culturais pelo mundo, há 3 anos dirige sua empresa de urbanismo, onde desenvolve Master Plans e Planos Diretores municipais. Isto é, atualmente ela projeta e planeja cidades. “Projetar uma cidade é verificar se determinada região da cidade tem capacidade para absorver mais moradores, empresas e empregos, assim como orientar como deve ser feita a ocupação de um novo bairro, por meio de estudos ambientais e territoriais. Isso inclui a distribuição de usos do solo, limite de gabarito dos prédios, os recuos, o desenho das vias, sistema de transportes e definição de áreas verdes, dentre outros. Assim é feito um Master Plan: organizar dados físicos, sociais e legais para que urbanizadoras e incorporadoras tomem decisões sobre o que construir no futuro, qual o melhor modelo de empreendimento a ser concretizado na cidade”.


Ela explica que é um trabalho extremamente especializado, onde é necessário reunir conhecimento, prática profissional e tecnologia. “Por isso, nossa equipe tem à frente dois doutores em arquitetura e urbanismo e dois doutourandos em Engenharia Urbana, todos com experiência na realização de projetos arquitetônicos, loteamentos e planejamento urbano”. A arquiteta tem como clientes empresas de São José do Rio Preto e de São Paulo que aqui urbanizam, incorporam e constroem, que contratam não só master plans, mas estudos arquitetônicos de edifícios para definir viabilidade econômica de acordo com o número de andares, tamanho da unidade habitacional e técnica construtiva.


Além dos projetos de urbanismo, Delcimar e sua equipe também fazem planos diretores e legislações urbanas, organizando o crescimento territorial das cidades, através de suas potencialidades e de aparato legal para promover o desenvolvimento socioeconômico do município.


Arquitetura e Sustentabilidade

Uma das principais ênfases dadas ao urbanismo nas últimas décadas é o cuidado com o meio ambiente e a preocupação com o aquecimento global. “Por isso, projetamos bairros compactos, mais adensados, com mais áreas permeáveis e valorizando todos os modais de trânsito no desenho urbano, tanto o pedestre e o ciclista quanto o motorista de automotivos. Proporcionar mais diversidade de serviços e comércio próximo às residências também é o modelo que proporcionará cidades sustentáveis econômica e ambientalmente. Percebemos que o espaço público, especialmente parques, se tornou mais valorizado do que antes. Depois do confinamento, o contato com a natureza ficou acentuado, surgindo diversos grupos de ciclistas e caminhantes em atividade de lazer. A pandemia intensificou o comércio digital, fazendo com que muita gente prefira não mais sair de casa ou do trabalho para fazer compras, utilizando a internet e aplicativos. Aliás, o trabalho também, em alguns casos, migrou para a residência. Esses são impactos que serão sentidos nos próximos anos nas cidades e na arquitetura, no desenvolvimento das atividades econômicas e no comportamento social.


Ela esclarece que a cidade é um organismo vivo, dinâmico, que se desenvolve de acordo com a conjuntura econômica local e global. O mundo está cada vez mais urbano, tem mais pessoas morando em cidades e é ali que se concentram os empregos e a vida social e cultural. Mas é também o palco das diferenças e dos conflitos, onde se evidenciam desigualdades sociais e o assolamento do ambiente. O mundo era mais lento; hoje a tecnociência permite uma vida com mais rapidez e fluidez. Nesse cenário, o território precisa proporcionar mais encontros solidários onde os espaços comuns sejam propícios à troca de ideias, ao encontro com as diferenças e à humanização das cidades”.

Carreira

Nós, arquitetos, temos uma formação humanista e crítica, por isso minha atuação extrapola meu ambiente de trabalho. Além de conselheira titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU SP), sou ativista entusiasmada das questões urbanas e, sempre que posso, participo das discussões públicas sobre mobilidade, meio ambiente, plano diretor etc. Creio que temos muito a contribuir com a sociedade, especialmente na ideia da construção de cidades acolhedoras. Nesse viés, fundei o Laboratório de Arquitetura no Centro Universitário de Rio Preto, onde coordeno o curso de Arquitetura e Urbanismo. Lá atendemos associações sem fins lucrativos, ONGs ou paróquias em projetos comunitários: parques, jardins, sedes de associações e outros projetos afins, como a APAE rural de Monte Aprazível. Nossa intenção é um dia formalizar parcerias públicas e privadas para oferecer assistência técnica para habitações de pessoas de baixa renda, que não tem acesso a profissionais da arquitetura.


Delcimar Marques Teodózio – CAU A13539-9

delcimar@gmail.com

bottom of page