top of page

Construtoras apostam no Legal Design como ferramenta na negociação de imóveis

Alinhadas às constantes inovações do setor, construtoras com atuação nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, buscam desburocratizar e imprimir maior transparência aos contratos de aquisição de imóveis, otimizando as relações entre clientes e departamento jurídico.




Com o surgimento de novas tecnologias, a linguagem jurídica vem sendo adaptada para facilitar os negócios. No lugar dos textos longos e formais, entra em cena o Legal Design, uma ferramenta inspirada no conceito de design thinking, que busca melhorar a experiência do cliente através de uma comunicação mais simples, direta e objetiva, com o uso de recursos como links e desenhos, focada na resolução das questões jurídicas de maneira mais ágil e com total transparência.

De olho nestas inovações, as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora lançaram seu contrato eletrônico para aquisição de imóveis a partir deste novo formato, que visa desburocratizar a documentação e estreitar o relacionamento entre os clientes e os departamentos jurídicos das duas empresas. A intenção é imprimir um conceito moderno e mecanismo acessível para a finalização da compra e venda.

A iniciativa visa acompanhar as mudanças no perfil dos consumidores que, cada vez mais, sinalizam a busca constante por facilidades na fase da aquisição de um imóvel. Otimizar a experiência com as duas construtoras é outro objetivo – seja para o investidor ou o futuro morador dos empreendimentos lançados – desde o primeiro contato com as marcas, passando pela forma de entrega de informações e se estendendo à assinatura do contrato.

Na prática, o conceito do Legal Design aposta na adoção de linguagem simples e em recursos visuais como desenhos, gráficos e infográficos, tabelas, imagens, links e até QRCodes para traduzir e facilitar o conteúdo dos documentos jurídicos. “Essa iniciativa vai além do contrato seco de compra do imóvel e alcança manifestações e recursos de ações judiciais existentes, com contratos com empreiteiros e fornecedores e aquisição de áreas visando futuras construções”, explica José Luiz Camarero Neto, diretor e sócio das construtoras.

Juntas, as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial somam mais de 37 mil unidades lançadas em cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e impactam cerca de 4 milhões de pessoas. A meta, agora, é elevar esse número para 7 milhões de pessoas com novas moradias nos próximos anos. Para alcançar esse objetivo, de acordo com Gilson Santoni Filho, gerente executivo jurídico e de cobrança das construtoras, é fundamental a busca e o investimento em inovações no setor da construção civil, de ponta a ponta do processo. “Os clientes que testaram o novo modelo de contrato eletrônico aprovaram o formato, que permitiu não somente um entendimento mais fácil das cláusulas, como a participação deles nos oferecendo sugestões de novas ferramentas para tornar ainda mais fácil encontrar e interpretar informações”, comenta, lembrando que o padrão do contrato ficou 40% menor, sem deixar de lado todos os dados necessários para o cliente.

O Legal Design une o design, a tecnologia e o Direito, e o contrato eletrônico das construtoras Bild e Vitta Residencial contempla todas as condições do negócio, com quadro de resumo, preços, condições de pagamento, além de explicações sobre comissões e corretagem, prazo de conclusão das obras e entrega das chaves, entre outros itens. “Nosso contrato eletrônico não vai se restringir apenas à mudança do contrato para um formato mais inteligível para o consumidor final. Ele vai abranger desde as tratativas iniciais até a assinatura do contrato, ou seja, toda a jornada do consumidor na empresa foi revista para que pudéssemos trazer soluções práticas e eficazes para o consumidor”, conclui o diretor José Luiz Camarero Neto.

Sobre a Bild

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. A empresa vem operando de forma inovadora nas 11 cidades onde atua. A história, que começou em Ribeirão Preto com o sonho de três sócios empreendedores, se entrelaça aos propósitos dos mais de mil colaboradores que a transformaram em uma organização atenta aos novos comportamentos da cultura de inovação e à qualidade dos seus produtos e atendimento aos mais de 6.500 clientes. Nestes 15 anos, a construtora expandiu fronteiras e abriu novas regionais: além de Ribeirão Preto está presente em Franca, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Piracicaba, Marília, Campinas, Sorocaba, Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e, em breve, estará em São Carlos, Limeira, Americana, Londrina e São Paulo. No portfólio são 69 empreendimentos lançados e 31 entregues, totalizando mais de 10.500 unidades lançadas.

Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

Marca com história sólida no mercado imobiliário regional, a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora está presente em cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, reunindo 19 unidades de atendimento ao cliente. Neste período, a construtora lançou 94 empreendimentos – sendo que 48 deles já foram entregues, somando mais de 27 mil unidades lançadas e 14.477 mil entregues.

No interior paulista, além de Ribeirão Preto, a empresa também abriu frente de negócios nas cidades de Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca, Serrana, Campinas, São José do Rio Preto, Botucatu, Sorocaba, São Carlos, Marília, Matão, Cravinhos e São Paulo além de mais duas unidades em Minas Gerais: Uberaba e Uberlândia.

bottom of page