top of page

Comece pelo propósito!




Falar sobre propósito pode estar um pouco batido porque tem sido uma palavra repetida em muitas ocasiões. Isso é algo comum de acontecer, mas não precisamos deixar de procurar entender qual pode ser o verdadeiro sentido do propósito em nossas vidas ou em nossos negócios.

Um dos livros que mais me impactou na minha carreira profissional foi "Comece pelo porquê" de Simon Sinek em que me inspirei para o título deste artigo. O que vou falar aqui é, felizmente, algo que tenho praticado tanto na minha vida pessoal quanto na minha vida profissional há quase três décadas! Por isso, me sinto confortável em poder compartilhar com você o impacto que começar pelo propósito pode ter em nossas vidas.

De forma resumida, o propósito é a essência que justifica nosso agir para uma causa maior do que a simples tarefa que estamos executando. Conseguir viver uma vida de propósito significa sentir que cada dia vivido contribui para aquilo que realmente acreditamos e queremos ver sendo realizado no mundo. Como professor, por exemplo, a grande realização da vida não está nas tarefas de preparar a aula, dar a aula e corrigir exercícios, mas sim na transformação que nós professores podemos causar na vida dos nossos alunos no impacto que podemos ter na sociedade em que vivemos a partir de cada uma dessas pequenas transformações.

A cultura inovadora começa pelo propósito não é à toa. Tudo o que faço, busco começar por ele. Se quisermos inovar, devemos mergulhar no porquê para entender plenamente a diferença que o que iremos fazer terá no mundo. Com essa clareza, fica muito mais fácil poder estruturar os próximos passos da inovação já que serão formas de materializar o propósito definido.

Pode parecer besteira, mas nas minhas mentorias sobre estratégias de negócios, não falamos nada sobre estratégias antes de conseguirmos ter a máxima clareza do propósito da empresa, do porquê ela existe, do impacto que quer causar no mundo com o que oferece aos seus clientes. O mesmo pode ser aplicado às nossas vidas, pois quando temos clareza do nosso propósito pessoal, e conseguimos basear nossas escolhas a partir dele, com certeza teremos um sentimento de plenitude maior.

É por isso que acredito que uma vida com propósito certamente será uma das formas mais efetivas de conseguirmos garantir nossa própria felicidade tanto na vida pessoal quanto nos negócios.

Daniel Rodrigues

Fundador da CCLi Consultoria Linguística

bottom of page