top of page

Cléo Fante Fernandes

CINA - Centro Integrado de Neurociência Aplicada


Sua trajetória de trabalho sempre foi voltada à área educacional.


Cléo é Doutora em Educação, além de historiadora, pedagoga, neuropsicopedagoga, especialista em neurociência aplicada aos transtornos mentais comportamentais e de aprendizagem e neuroterapeuta. Também é pesquisadora do “Fenômeno Bullying” e autora do programa antibullying “Educar para a Paz”. Como escritora, possui diversas publicações no Brasil e na Colômbia, além de palestrante internacional.


Quando foi convidada para ministrar aulas de História, no primeiro bimestre da faculdade, os estudantes tinham praticamente a sua idade. “Hesitei no primeiro momento, mas aceitei o desafio e, felizmente, superei os obstáculos iniciais e me apaixonei pela educação. Amo ensinar, trocar informações, saberes e experiências.”


Ao fazer um doutorado na Espanha, conheceu o tema bullying entre escolares e passou a se dedicar ao estudo desse fenômeno em escolas brasileiras, sendo uma das pioneiras no assunto, no país e na América do Sul. Desde o ano de 2000, dedica-se ao assunto e passou a ser reconhecida como “embaixadora” do bullying no Brasil, servindo de inspiração para muitos estudantes, pais, professores e outros profissionais. E, desde então, publicou vários livros sobre o tema, no Brasil e na Colômbia.


Também ministrou cursos de formação continuada e de pós-graduação, a primeira no país com ênfase no bullying/cyberbullying.


Foi durante a pós-graduação em Neurociência que teve acesso ao neurofeedback - uma das ferramentas tecnológicas mais inovadoras no campo do treinamento da atividade de áreas e estruturas do cérebro -, cujos resultados são fantásticos, podendo percebê-los já nas primeiras sessões. “O CINA é especializado no treinamento em neurofeedback, na avaliação e intervenção neuropsicopedagógica, no rastreamento e na estimulação cognitiva, e pode ser aliado à constelação sistêmica familiar, que, na maioria das vezes, auxilia no tratamento, principalmente, nas causas do envolvimento em bullying, que causa sofrimentos, medos, traumas e doenças”, e finaliza: “Agradeço a oportunidade de poder desbravar dois assuntos importantíssimos, o bullying entre escolares e o neurofeedback, ambos praticamente desconhecidos ainda na atualidade.”


Cléo Fante Fernandes Rua Antônio de Godoy, 4112, 801 - Redentora São José do Rio Preto/SP Av. Milton Terra Verdi, 951 - Centro

Fernandópolis

(17) 99607-1956



bottom of page