top of page

Ano Novo - Novas Metas!

Planejamento é fundamental


Iniciar o ano renovando as metas e colocando o planejamento em dia é sinônimo de sucesso. Na área condominial não é diferente.

Um condomínio com planejamento provê condições de maior segurança e menor margem de erros na sua gestão.


O planejamento anual do condomínio inicia na formatação do plano de ações, com metas e objetivos a serem definidos.


Analise os problemas mais comuns, os projetos que já foram aprovados para execução e as sugestões e necessidades dos condôminos - e não se esqueça das obrigações fiscais e financeiras.


Com o plano de ação definido partimos para a previsão e planejamento financeiro. Considere o saldo atual, previsão de receitas mensais e o índice médio de inadimplência. Contabilize as despesas ordinárias e extraordinárias. As despesas ordinárias são as com pessoal e RH, consumo (água, luz, gás), manutenção e conservação, administrativas (contador, empresas terceirizadas), materiais e seguro, não se esquecendo de prever os dissídios e alíquotas de reajustes previstos em contratos. Cheque os contratos com prestadores de serviços e escalone as férias dos funcionários.


As despesas extraordinárias são basicamente as benfeitorias e aquisições. Acompanhamento Mensal

O acompanhamento mensal desses dados é fundamental para o sucesso do planejamento e a administradora tem um papel fundamental na disponibilização destas informações, não somente para o síndico e o conselho, como também para todos os condôminos.


Estabeleça o cronograma e controle das manutenções, isso pode reduzir em até 70% os custos de manutenção do seu condomínio. Manter em bom estado as instalações e equipamentos é sempre mais barato do que precisar comprar equipamentos novos ou realizar reformas e reparos.


Organize um calendário de eventos e reuniões e promova a convivência dos condôminos. Estabelecer relações é fundamental para uma vida harmoniosa em condomínio. Crie espaços para sugestões e observações sobre a gestão. Uma boa comunicação e organização dos processos internos faz toda a diferença no dia a dia e ajuda muito nas tarefas, além de facilitar o cumprimento das atividades dentro dos prazos estabelecidos.


Após visualizar os resultados, pode surgir a necessidade de alteração de alguma meta ou objetivo, dependendo da necessidade do condomínio ou até mesmo das novas solicitações dos condôminos. O ideal é realizar reuniões de ajustes, sempre mantendo os condôminos a par de todas situações.


Um condomínio bem planejado e organizado reflete diretamente na qualidade de vida de seus condôminos.


Compacto Condomínios

Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1260 – Jd. Morumbi

São José do Rio Preto/SP

(17) 3243-7177 | (17) 98141-8888

ความคิดเห็น


bottom of page