top of page

Afinal, qual é a função do Urologista?

Ele não é só voltado para o atendimento masculino


Atualmente, muitas pessoas ainda acreditam que o urologista é o médico que cuida apenas da saúde do homem. E isso não é verdade. O Dr. Ricardo Baruque explica que o urologista é responsável por cuidar da saúde e do bom funcionamento do aparelho urinário dos pacientes, sejam eles adultos, homens, mulheres, crianças e até mesmo idosos. “As mulheres podem sofrer com problemas urinários, muito mais do que os homens.


As queixas podem surgir em qualquer fase da vida, mas surgem, especialmente, quando se inicia a menopausa”.


Ele explica que muitas doenças que são comuns às mulheres como a infecção urinária, por exemplo, podem e devem ser tratadas pelo urologista. ”Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, as mulheres buscam, cada vez mais, o atendimento do médico urologista. Isso porque, no período da menopausa, quase metade desse público tem problemas na bexiga, principalmente de incontinência urinária”.

Mas quando, de fato, a mulher deve buscar atendimento com o urologista?

Ao perceber os seguintes sinais: problema envolvendo os rins; os ureteres, a bexiga e a uretra; escapes de urina; dor ou incômodo ao urinar; presença de sangue na urina; infecções urinárias recorrentes; dor nos rins, que geralmente se manifestam como dor nas costas, entre outros.

O médico ainda explica que em decorrência desses sinais, é importante buscar orientação para o médico fazer uma avaliação criteriosa do que pode estar ocorrendo e qual o tratamento correto. “Dessa forma, ele conseguirá detectar precocemente problemas potencialmente mais sérios, até mesmo como um câncer de bexiga ou dos rins. Além dessas, várias outras doenças femininas devem ser tratadas pelo urologista, como: hiperatividade da bexiga, divertículo de uretra, fístula vesico-vaginal, tumores dos rins, da bexiga, do ureter e da uretra. E não devemos nos esquecer de que algumas patologias, inclusive, são assintomáticas. Por isso, faz-se necessário o acompanhamento do ginecologista juntamente com o médico urologista”. Dr. Ricardo Baruque - Médico urologista - CRM: 85.113


bottom of page