top of page

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”



Quem disse isso foi Peter Drucker, o pai da gestão. Nessa época do ano, empresários, gestores e líderes estão mais focados no fechamento do ano e no planejamento do futuro do que na ceia de Natal. A questão é que muito se fala em planejar o futuro, mas a maioria das empresas olha para trás e, com essa atitude, limita o seu crescimento.


É comum, ao planejarmos, olhar para o ano que passou e fazer uma projeção de 20, 30% de crescimento - onde o correto é olhar para a nossa capacidade produtiva, para o cenário atual e, sobretudo, para o nosso poder de investimento. Só assim estaremos aptos para um planejamento que vai nos trazer prosperidade. Do contrário estaremos apenas repetindo o que fizemos, digamos - de um modo um pouco melhorado.

Então aqui vão algumas dicas para você criar o futuro de seu negócio e da sua vida, com uma visão de prosperidade:


Crie uma visão para 5 anos


Um verdadeiro empreendedor e líder que tem essa visão, capacita-se para enxergar mais longe. Depois o seu papel é encontrar pessoas que têm as mesmas metas e então engajá-las - para que caminhem juntos. Se você não tem a dimensão do que quer conquistar, não consegue mensurar a energia e os recursos que precisarão ser empregados em seu projeto.


O ideal é que seu planejamento para 5 anos contenha dados claros de faturamento e do tamanho da empresa, para então ir trazendo isso de ano a ano até chegar no ano atual, ou seja, ficar claro o que você precisa fazer agora, as metas para que consiga atingir esse planejamento em 5 anos. Isso ajuda a enxergar os recursos, capacidade produtiva necessária e os gargalos que precisa resolver para que isso seja possível.


Considere, no planejamento de seu negócio, se ele é capaz de proporcionar o estilo de vida que você quer ter pessoalmente. Se a resposta for não, talvez seja ideal pensar no quanto você quer valorizar essa marca para vender e começar algo novo - e para isso seu negócio não pode depender de você. Você precisa formar pessoas que sejam capazes de tocá-lo!


Faça gestão de seu tempo


O tempo é o recurso mais escasso dos gestores e o mais justo que há. Afinal, todos têm 24h e a diferença de pessoas de sucesso é que elas empregam esse recurso com coisas que as aproximam dos seus objetivos e conseguem falar- mas não para aquilo que as afastam dos seus sonhos - não deixando a rotina e a área de conforto ser maior do que isso. Reveja suas prioridades e suas tarefas e tenha, com clareza, as atividades que são fundamentais para cumprir seus objetivos. Reserve data, hora e periodicidade para fazer aquilo que precisa ser feito, inclusive o planejamento que deve funcionar para você de acordo com o seu negócio. Fará sentido, também, você se sentar toda semana para planejar os seus próximos dias ou fazer isso uma vez no mês - mas sem olhar para trás. Um exemplo é: o que eu vou faturar no primeiro trimestre? Quais ações necessárias para isso? Quais delas dependem de mim? Qual vou delegar? Desta forma sua agenda precisa estar focada nos afazeres e no acompanhamento de todas as suas prerrogativas. Fica claro, então, que sem agenda, não há gestão!


E o mais importante - acredite em seus sonhos e lembre-se de que, se você consegue sonhar, você consegue realizar!



Marcela Xavier Empresária, mentora e diretora da Dale Carnegie São José do Rio Preto



bottom of page