top of page

8 passos para ser líder na vida pessoal e profissional


Você já percebeu como o mundo lhe convida ao seu pior todos os dias? O mundo vive um tempo intenso em relação a esses convites: medo, depressão, incertezas, além de um excesso de informações.

Pare e reflita: quantas vezes você aceita esses convites? Como se sente depois de aceitá-los?

Fique tranquilo, pois trouxe aqui no nosso espaço InspireAção oito passos para lhe ajudar a continuar.

Antes, porém, lembre-se de que você é um ser inteiro, pessoal e profissional andam juntos!


Você é você onde estiver! Mesmo que não esteja em uma posição de liderança no trabalho, você é líder!


Você é o líder da sua vida pessoal; é o líder da sua carreira.

Vamos lá?


1. Respeite o seu lugar e a sua história. Você vive em sociedade e faz parte de diversos grupos. Em todos, tem um lugar que lhe cabe ocupar e agir a partir dele. Muitas vezes queremos ocupar o do outro, o que traz desequilíbrio, nos cansa e nos impede de fazer o que precisa ser feito.

2. Identifique o que tira você do seu caminho. Existem comportamentos que te afastam do seu melhor. Comece a observar aquilo que lhe estressa, que lhe faz sentir ira, gula, preguiça, medo, avareza etc.

3. Identifique o que coloca você no seu caminho. Você tem características únicas, tem virtudes, e precisa sentir qual delas atua com mais intensidade e como faz para acessá-la. Para isso é necessário que você tenha consciência de quando acessa o seu melhor. Aqui consegue ser verdadeiro e ser livre. Observe-se.

4. Saiba os seus valores. Os seus valores são a sua base. Mapeá-los e tê-los claros ajuda a entender as suas motivações.

5. Olhe para os seus relacionamentos. Os seus relacionamentos precisam de equilíbrio entre o dar e receber.

6. Cuide e deixe ser cuidado. Olhe para sua vida como uma dança. Às vezes você conduz, em outras, deixa-se ser conduzido. Essa é a beleza da vida.

7. Esteja presente. Para agir com excelência, é preciso estar presente no aqui e no agora. Faça uma coisa de cada vez. Respire. Produzir não tem a ver com fazer muito, mas com fazer bem feito.

8. Integre corpo, mente e emoções. Você é um ser integral. Cuide do que entra no seu corpo, alimente-se bem, durma bem. Cuide dos seus pensamentos, porque eles criam a sua realidade. Cuide das suas emoções, sinta cada uma delas e o que elas querem lhe dizer.


E como nosso foco é progredir, vamos juntos? Reflita sobre cada ponto. Escolha um ponto que você acha ser o mais importante no momento e escreva o que pode ser feito para uma mudança na sua postura, uma ação simples que faça você melhorar.


Você quer, precisa e merece estar bem! Seja o líder que o mundo espera, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um mundo melhor.

Vamos juntos?


Porque juntos somos mais.

Grazi Cavenaghi - InspireAção

bottom of page