Vitamina D3

Um presente do Sol

Muito se tem falado sobre ela, a Vitamina D, que se nos apresenta em duas formas:

Vitamina D2: Conhecida também como ergocalciferol, com origem vegetal e obtida por meio da ingestão de alimentos.


Vitamina D3: Renomada como colecalficerol ela é sintetizada na pele após a exposição do sol. Produzida em nosso organismo, é também encontrada em todos os suplementos vitamínicos disponíveis no Brasil.


Fatores como idade, pigmentação de pele (mais escura converte menos), uso de protetor solar, vestuários e poluição, ajudam a reduzir sua fabricação no organismo.

Quando em condições favoráveis a pele produz vitamina D3 em velocidade extraordinária (na época do verão intenso, 30 minutos de banho de sol pode gerar 20.000UI dela).

Possuem um papel importante no equilíbrio das defesas do corpo (sistema imunológico); controle da pressão arterial; proteção contra a formação de tumores; inibição de processos inflamatórios; metabolismo dos carboidratos (diminuindo o risco de diabetes e doenças metabólicas).


Medicamentos como colestiramina, anticonvulsivantes, corticosteróides, Isoniazida, rifampicina, antagonistas do Receptor H2, Óleo Mineral, podem causar “depleção” da Vitamina D.

Com tantas funções, é extremamente importante que a Vitamina D3 esteja em doses adequadas para a necessidade de cada caso.


Por isso, lembre-se de que cada situação deve ser avaliada quanto à dose necessária que será suplementada. A carência é muito comum em gestantes e em bebês de 0 a 3 anos. A falta dessa vitamina para os bebês pode apresentar risco de raquitismo e maior chance de autismo.

É preciso procurar orientação, pois o excesso de Vitamina D também pode ser tóxico, resultando em hipercalcemia, o que causa depósito de cálcio em tecidos moles, como rins, coração, ouvidos e pulmões.


Já tomou Sol hoje? Se você não tem esse hábito comum e extremamente importante, lembre-se de consumir alguns alimentos ricos em Vitamina D3, como: gema de ovo, manteiga, nata e fígado (óleo de fígado de Bacalhau).


Dra. Tania Mara Olmedo

CRM 63361 – Endocrinologia e Metabologia – Nutrologia

RQE 43699 – RQE 43700.