“Shampoo em barra” - A nova moda em cosméticos para cuidado do cabelo


O shampoo em barra é um produto sólido, geralmente feito de forma ecológica e artesanal, pois são usados ingredientes naturais em sua formulação. Ele aparentemente lembra um sabonete, mas tem como intuito substituir os tradicionais shampoos líquidos.

Tem como função principal limpar os fios. No entanto, seu grande diferencial é que ele dispensa o uso de frascos e embalagens de plástico, além de ter uma composição mais natural. Isso faz com que gere menos lixo e resíduos químicos, consequentemente, ajudando o meio ambiente.

Segunda a dermatologista Regislâine Miquelin, ele apresenta concentrações maiores de extratos naturais, quando comparado com o shampoo líquido industrializado. E além de ser muito benéfico para a saúde dos fios.

A durabilidade do shampoo em barra depende muito de um uso correto do produto. No geral, uma barra pequena de até 100 gramas pode durar até 40 lavagens.

Por ser um shampoo sólido, muitas pessoas acreditam que ele pode ressecar os fios e até mesmo danificá-los. Mas a verdade é que a forma física do produto não é capaz de indicar se resseca ou não o cabelo e sim os ingredientes presentes na composição. Não ressecam só por serem sólidos. Existem shampoos em barra para cabelos oleosos e secos, possuindo extratos específicos para cada tipo de couro cabeludo. Os shampoos líquidos, por exemplo, nem sempre são suaves aos fios, pela concentração excessiva de sabões que pode existir em muitos deles, explica a médica.

Muitos shampoos em frasco estão cheios de conservantes e produtos químicos que removem óleos naturais do cabelo e deixam a sensação de ressecamento no couro cabeludo. Normalmente esses produtos químicos não são encontrados nos xampus em barra, muitos deles contêm óleos essenciais e ingredientes naturais e estão livres de crueldade animal.



A dermatologista Regislâine Miquelin