Seja competitivo nos negócios


Diante do atual cenário que estamos vivendo, onde a palavra de ordem é ressignificar, nos negócios não é diferente. Muitos empresários se viram no momento de tomar decisões difíceis e necessárias. Porém, esse cuidado com os negócios e acompanhamento intensivo por meio de um olhar 360º em todas as áreas, pode proporcionar melhorias significativas para a empresa se manter competitiva. O empresário, ficando mais atento ao seu mercado e determinado a tomar as decisões que precisam ser tomadas, sem procrastinação, se destacará com resultados.

Atuando há mais de 15 anos no mercado de franquias e prestando consultoria para mais de 100 marcas franqueadoras dos mais diversos portes e segmentos, identifiquei ao longo desses anos, prestando consultoria e treinamento para milhares de franqueados no Brasil, pontos relevantes que foram fundamentais para que a maioria deles se mantivessem no mercado e competitivos em seus negócios.

Destaco aqui alguns deles:


- Planejamento: Independente do tamanho do seu negócio, faça um planejamento considerando a sua situação atual e a situação desejada, traçando todos os pontos relevantes e trabalhe, incansavelmente, até que sejam alcançados. Escreva, tome nota e acompanhe a evolução de cada ação.


- Pessoas: Escolha e trabalhe com pessoas que estejam alinhadas com seus propósitos, valores e que tenham claramente o desejo de onde querem chegar como profissionais. Ajude-os!.


- Gestão Financeira: Tenha um caixa na empresa que proporcione uma segurança financeira para manter todas as despesas por pelo menos 6 meses sem faturamento. Essa disciplina assegurará em manter a operação em funcionamento e o compromisso com as obrigações. Se a sua empresa não tem, comece a fazer.

- Tecnologia: Os negócios estão se tornando cada vez mais complicados e para isso é fundamental que haja inovação em processos e tecnologia, para encurtar a distância entre os serviços, produtos e o cliente. Essa jornada deve ser permeada com relacionamento, excelência e resolutividade.


- Marketing e Vendas: Não há negócio que se sustente sem vendas. E para isso é primordial que a empresa adote estratégias que despertem a atenção do cliente em consumir seu serviço por meio de ações que estejam alinhadas às suas necessidades e desejos. Tenha essas soluções em sua empresa, tendo como parceiros pessoas capacitadas e comprometidas com o sucesso do negócio.


- Treinamento & Desenvolvimento: Tão importante quanto ter pessoas alinhadas é mantê-las continuamente treinadas e capacitadas. Esse compromisso é de todos que fazem parte da empresa e seu investimento é individual e o benefício pessoal. Portanto, invista e incentive para todos que atuam direta e indiretamente na empresa priorize treinamento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.

- Melhoria Contínua: Não se gerencia o que não é medido. E para medir seu negócio é preciso ter indicadores. Por exemplo, vendas, faturamento, satisfação do cliente, dentre outros. E por meio dos indicadores estabelecidos do negócio se projetam as metas. As metas te mostrarão se os resultados realizados estão próximos do projetado. A meta deve ser tratada como ponto de partida e não de chegada. Uma empresa que não tenha metas claras e mensuráveis não permanece por muito tempo no mercado. Avalie os resultados, permanentemente, e corrija rápido o que deve ser corrigido.



Diego Mendonça

Empresário e Consultor de Franchising

Sócio da DM ALPHA, Consultoria Estratégica em Franchising de Resultados