Saúde Mental Pós Pandemia


Falar em Saúde Mental nunca foi tão necessário aos brasileiros. O início de 2020 trouxe uma dura realidade. O brasileiro precisou se adaptar e se reinventar devido a uma necessidade de preservação da vida. O mundo mudou drasticamente e fomos obrigados a nos isolarmos.


De acordo com estudos, essas adaptações abruptas no nosso modo de viver o cotidiano, associadas aos efeitos do que vivenciamos, elevam a questão da saúde mental ao topo das preocupações no mundo todo. O que já era ruim no cenário brasileiro com números altíssimos de transtornos mentais, agravaram-se na pandemia, inclusive pela crise econômica.


Fomos acometidos por piora nos quadros alimentares e de uso e abuso de substâncias como o álcool, por exemplo. Uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), confirma uma preocupação levantada no início da pandemia: a intensificação do abuso de álcool na pandemia subiu consideravelmente.


Falando em obesidade, o confinamento complicou a situação, pois a população enfrentou dificuldade em praticar atividades físicas e aumentando a ingestão de alimentos calóricos. E a ansiedade tem sido um dos fatores que vêm causando transtornos alimentares.


E agora 2022?


O retorno também não será muito fácil. Estamos frágeis, enlutados e elaborando um dos piores momentos vividos por todos nós. O importante é termos a consciência de que não estamos sozinhos. Caso necessário, procure um profissional especializado para auxiliar a organizar a situação. Além disso, o corpo precisa de descanso com sono tranquilo e de qualidade, boa alimentação com mais frutas e vegetais e evitar drogas e consumo exagerado de álcool. Necessário também fortalecer a rede de apoio e de amizades, mesmo que a distância - e o indivíduo precisa prestar atenção em si próprio e buscar atividades que lhe deem prazer como, por exemplo: escutar música, assistir a filmes, cozinhar ou fazer alguma atividade que lhe traga paz e satisfação!


Joelma Caparroz

Neuropsicóloga

Instituto da Vida

17-30141616

17-991676445