Saúde Financeira

Conheça as vantagens de contratar um BPO Financeiro


De origem inglesa, BPO é uma sigla que representa “Business Process Outsourcing” e significa a terceirização da gestão de um determinado processo. Em resumo, os profissionais da BPO estão aptos a realizar a gestão de finanças dos negócios. Sua função é a de gerir todo o processo financeiro de um profissional, ou de uma empresa, terceirizando este serviço de análise e execução do serviço. Também soluciona e executa as tarefas conforme a cultura da empresa; realiza as conciliações diárias de todas as entradas e saídas do negócio; gerencia os pagamentos de fornecedores. Faz ainda lançamentos de contas a pagar, agenda pagamentos para que o empreendedor autorize transações e emite notas fiscais, dentre outras prerrogativas.


O especialista Marcelo Riccardi, da Expertise Sistêmica Financeira, explica que, em geral, quem procura esses serviços são os profissionais liberais e autônomos na área da saúde como: médicos, clínicas, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e os MEI’s - Micros Empreendedores Individuais. “O profissional BPO se dedica a cuidar e orientar todas as transações necessárias para andamento do negócio de seu cliente, sem ter a necessidade de se ter um setor ou funcionário exclusivo que gere encargos e impostos, onerando os gastos”.


Ele ainda explica que, em linhas gerais, as vantagens para terceirizar a gestão financeira são as mesmas do que quando se terceiriza a contabilidade, por exemplo. “Quando essas duas expertises estão juntas, a empresa tem a ganhar. Ter um BPO Financeiro, à sua disposição, pode ser muito mais vantajoso ao longo do tempo. Numa empresa saudável e com as informações gerenciais na mão se toma melhores decisões, acelerando o seu crescimento em todos os aspectos”.


Para Marcelo é importante dar atenção especializada às complexas demandas financeiras, administrativas e contábeis, pois elas estão diretamente ligadas às análises que possibilitam tomadas de decisão estratégicas que podem levar o negócio ao sucesso ou ao fracasso. “Os microempreendedores individuais e as micros e pequenas empresas normalmente têm uma estrutura muito enxuta e focada no negócio.


Os donos, ou seja, os empreendedores, são de diversos ramos de atividade e as competências técnicas para dominar e cuidar deste tema não é uma coisa simples. Além disso, não há tempo para rotinas que normalmente são diárias e burocráticas. E para os autônomos que têm pouca ou nenhuma estrutura, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente solução para se ter um processo de qualidade seguro, sem ter que sair fora de suas competências , o que se torna uma ótima estratégica para os negócios”.


Expertise Sistêmica Ágil Financeira

(17) 99152-5662

mhriccardi@msn.com