Quer começar a empreender? Confira algumas dicas importantes


Para começar, você precisa saber se realmente deseja empreender, porque não são todos que possuem esse perfil. Existe uma frase que sugere que devemos trabalhar pelos nossos sonhos antes que outra pessoa nos contrate para trabalhar pelos dela. Isso acaba passando a ideia de que apenas quem empreende tem sucesso e isso não é verdade.


Ser bem-sucedido tem significados diferentes para cada pessoa. Um indivíduo pode entender o sucesso como assumir um cargo importante em uma empresa, enquanto outro ter seu próprio negócio. As pessoas são diferentes e é fundamental respeitar isso. Apenas empreenda se esse for um desejo genuíno seu e não uma pressão externa.


É preciso ter paixão pelo empreendedorismo porque se trata de uma jornada desafiadora. Apenas aqueles que realmente têm esse desejo é que conseguirão se manter motivados frente os obstáculos que irão surgir. Então, reflita com calma e identifique de onde veio a ideia de abrir o seu negócio para se certificar de estar tomando uma decisão consciente.


Além de paixão, é preciso ter dinheiro para investir na abertura de um negócio. Dependendo do segmento escolhido, precisará arcar com os custos de equipamentos, mercadorias, matéria-prima, entre outros. Além disso, deverá ter uma determinada quantia para manter a empresa nos primeiros meses e se manter.


Perceba que empreender requer um amplo planejamento financeiro. Mesmo que consiga um empréstimo ou o apoio de um investidor, precisará se planejar em relação aos custos pessoais. Se você é funcionário de uma empresa e está pensando em deixar o seu emprego para abrir um negócio, tenha cautela e se programe para fazer tudo na hora certa.


Outro ponto de extrema importância a considerar é que uma grande mudança irá acontecer em sua rotina e na vida de forma geral. Se um funcionário de uma empresa tem horário para iniciar e encerrar sua jornada de trabalho, no caso do empreendedor as coisas são um pouco diferentes.


Ser o seu próprio chefe tem como um dos benefícios a liberdade de horários. Contudo, se algo acontece e a demanda de trabalho aumenta, o dono da empresa precisa estender seu expediente. Às vezes, será necessário trabalhar aos finais de semana, em feriados, especialmente nos meses iniciais do negócio.


Não basta ser um excelente profissional na sua área de atuação, ter conhecimentos sobre empreendedorismo é indispensável para abrir um negócio. Afinal de contas, a administração da empresa ficará toda em suas mãos. Por isso, se não tem essa expertise, comece a procurar por cursos que te ajudem a conhecer melhor esse universo.


Todo negócio precisa ter um diferencial para se destacar em meio aos demais. Atualmente, é muito difícil ser o pioneiro em algum setor, porque existem muitas empresas espalhadas pelo Brasil. Então, é preciso oferecer algo de diferente que faça com que os consumidores prefiram a sua empresa.


Por fim, é preciso pensar em qual é o seu objetivo ao empreender. Tudo bem se um deles for ser bem-sucedido e ganhar muito dinheiro, contudo, é importante que não pare por aí. É interessante que haja o desejo genuíno de agregar à vida das pessoas através dos produtos ou serviços que serão oferecidos.


Essa vontade de fazer a diferença é o que te dará a força necessária para seguir adiante buscando sempre oferecer o melhor aos seus clientes. Assim, o sucesso virá como uma consequência dessa dedicação.


Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/7-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-empreender/