Queda de cabelo pós Covid


Quando o nosso organismo entende que precisa economizar energia para cuidar de algo mais importante, como uma infecção, ele envia um sinal para que muitos folículos interrompam a produção de cabelo.

Na infecção pelo covid, vários motivos podem levar nosso corpo a dar este sinal, como a batalha para eliminar o vírus, febre, estresse psicológico e algumas medicações utilizadas durante a infecção. Muitos pacientes não conseguem se alimentar bem durante a infecção devido ao mal-estar gerado. Com isso vários folículos vão então passar, prematuramente, para as fases de regressão e em seguida para a fase de preparação para queda de cabelo. Esta fase é chamada de fase telógena.


Quando o eflúvio é muito intenso, de forma que 50% dos fios ou mais estejam trocando, o paciente pode perceber uma diminuição de volume do cabelo. E, se o paciente já tinha uma calvície, a área de calvície fica ainda mais aparente quando acontece o eflúvio.

Existe tratamento para eflúvio após covid?

O eflúvio telógeno agudo é um processo temporário que geralmente dura de 3 a 6 meses e o tratamento é feito quando se identifica uma causa tratável. Ou seja, o tratamento é para a causa do eflúvio e não para o eflúvio agudo em si. Se uma pessoa está passando por eflúvio telógeno agudo decorrente de covid que ela teve há cerca de 2 meses atrás, o gatilho que causou a queda de cabelo foi há 2 meses e já cessou. Devemos esperar o organismo se estabilizar e ter paciência, que o eflúvio irá cessar.


"Vitamina dita antiqueda" ajuda?

Não, porque a causa não foi falta de vitamina, foi uma virose ou cirurgia ou um estresse intenso.

Qual a importância de se consultar um dermatologista?

Além do covid, existem inúmeras outras causas de queda de cabelo, por isso, mesmo que você desconfie que sua queda é apenas por causa do covid de meses atrás, é importante passar em consulta para descartar outras causas que podem inclusive existir ao mesmo tempo que o eflúvio, como uma calvície, por exemplo.


Dra Regislâine Souza Miquelin

Especialista em tratamentos capilares, faciais e corporais.

CRM: 130.198 | RQE: 71535