Os benefícios da advocacia trabalhista preventiva.

Dra Juna Vassoler Petini


A advocacia preventiva trabalhista, tem como objetivo prevenir ações judiciais, ao analisar as circunstâncias e necessidades das empresas, além de assegurar que todas as atividades estejam correndo de acordo com o estabelecido pela lei.


Isso porque a advocacia preventiva, mais do que evitar problemas, evita que irregularidades sejam cometidas e incentiva as boas condutas, evitando o crescimento de conflitos que podem causar diversas consequências negativas para o funcionamento das empresas.


Uma das principais vantagens da advocacia preventiva é oferecer segurança jurídica à organização para que os empreendedores e gestores possam focar no crescimento do negócio, dentro dos ditames legais e prevenindo a perda de capital ao pagarem altas indenizações. Pode-se concluir que este serviço é extremamente necessário como ferramenta de gestão.


A advocacia preventiva traz com ela o aumento da credibilidade do negócio para os sócios, investidores, clientes e colaboradores. Eles são favorecidos por terem seus direitos resguardados e os procedimentos internos melhoram, efetivamente.


Devemos destacar que, independentemente do tamanho do seu negócio, a prevenção é um processo benéfico e essencial para o sucesso. Dentre os benefícios, podemos citar a minimização dos riscos jurídicos, elaboração de contratos, redução de gastos, auxílio no desenvolvimento do negócio, dentre outros. É uma ferramenta indispensável para qualquer tomada de decisão que vai desde o recrutamento, a contratação, perdurando até mesmo após a rescisão do contrato de trabalho.


Procure sempre por um profissional responsável e especializado no assunto.



Juna Vassoler Petini - OAB/SP 263.078