top of page

O que determina a solução de um conflito? Será você?



Os conflitos surgem para todas as pessoas e empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte! Os motivos podem ser, internos ou externos, além de prejudicar sua carreira e seus negócios.

Os problemas podem surgir em várias esferas. Seja discordando de um ponto de vista, seja um conflito de cultura organizacional, seja a necessidade de uma mudança repentina ou com um pequeno acidente de trabalho indo até aos grandes processos jurídicos que afetam diretamente a imagem de sua organização. É neste momento que se deve colocar os pés nos freios, pensar na empresa e começar a entender os conflitos


Mas o que significa gerenciar conflitos e como fazer isso?

Para que se possa gerenciar um conflito com eficiência, eficácia e para que se possa obter um resultado com sucesso efetivo é necessário:

  • Entender o conflito.

Qual sua origem? Quem são os atores envolvidos nos conflitos? Qual a intensidade emocional investida nesse conflito? Está sendo discutido pessoas, serviços ou processos?

  • Saber ouvir e analisar com racionalidade o centro do conflito

Ouvir os lados ativamente, com inteligência emocional, analisando as motivações que movem cada lado trará maior discernimento para as tomadas de decisões

  • Evitar críticas

Em hipótese nenhuma não critique os atores envolvidos no conflito, afinal situações indesejadas podem acontecer com qualquer pessoa da equipe. É necessário encorajar todos os envolvidos rumo a busca de soluções.

  • Estimular o diálogo com ética e respeito

Comunicação é a Solução!!!!. O diálogo é o único caminho para a solução de conflitos. Promova um diálogo aberto, livre de julgamento e acima de tudo entendendo que todos somos frágeis em algum ponto e isso não tem nada de errado.

  • Argumentar com empatia e consistência

Se colocar no lugar do outro traz uma humanização na análise do conflito e na busca de soluções. Uma pergunta que sempre faço é: Como agir diferente para termos uma solução melhor?

Agora que você tem esses pontos mais claros, é hora de aplicar e começar a resolver os conflitos internos e com sua equipe de forma mais efetiva e com melhores resultados.


Se você precisa melhorar a comunicação da sua equipe, aprender a perceber os conflitos antes que eles venham ser detonados, melhorar seu desempenho executivo e alavancar sua equipe entre em contato pelo Whatsapp (14) 99793-2328 que tenho várias soluções para você.


Fabio Botteon - Coaching de carreira

bottom of page