O futuro do morar



Não é exagero dizer que nunca passamos tanto tempo dentro de nossas casas. Nessa súbita imersão em nossos próprios lares descobrimos novas necessidades, cômodos inutilizados, ambientes que carecem de mais conforto e o quanto a qualidade desses espaços impactam diretamente em nosso bem-estar emocional. A sustentabilidade habitacional nunca fez tanto sentido e agora, mais do que nunca, a valorizamos.


Inspirada pela nova realidade contemporânea, a Casa W16 é resultado de um projeto integrado e repleto de personalidade. As arquitetas Mayara Carrasco e Gabriela Proto, Sócias Fundadoras do My Lab Projetos Criativos, receberam o briefing e, desde a reunião inicial, traçou-se junto à equipe o objetivo de mudar o conceito das casas construídas para venda. Assim nasceu a Casa W16, um projeto que inova em sua apresentação, escolha de materiais, arquitetura inteligente, sustentabilidade e paisagismo exuberante.



A casa conta com uma sala ampla e integrada. A iluminação natural é beneficiada pelo jardim de inverno que, além de iluminar e ventilar, promove a integração biofílica garantindo bem-estar aos moradores. Toda iluminação artificial conta com luminárias em led para economia de energia e maior durabilidade. Além disso, a casa está preparada para receber sistema fotovoltaico para geração de energia solar.




A Garagem possui um grande armário para ferramentas e guarda-volumes. A área de lazer foi pensada para ocupação flexível, com a possibilidade de unificação em dias de evento. No projeto de paisagismo sustentável, a casa ganhou cerca de 15 árvores nativas, além de espécies ornamentais nativas e adaptadas à região. Todas as áreas verdes possuem irrigação automatizada com sensores de chuva, para evitar desperdícios de água.




A área gourmet foi contemplada com uma marcenaria clean e inteligente para otimização de espaços, em materiais certificados pelo Forest Stewardship Council® (FSC), garantindo uma origem ambientalmente controlada. A vista privilegiada da piscina, a orientação solar matinal e o paisagismo exuberante tornam o espaço ideal para receber amigos e familiares.


A suíte master é espaçosa, garantindo o conforto do casal. A sala de banho do casal tem um visual claro e minimalista. Além da suíte master, a casa possui duas suítes completas com banheiros amplos e armários embutidos. As esquadrias da casa são todas em alumínio preto, material leve e durável, e as janelas e porta balcão dos quartos possuem automatização das venezianas com controle remoto.



Como estratégia de sustentabilidade, também foi adotada na cobertura da casa toda a telha sanduíche termoacústica com superfície reflexiva. As calçadas também receberam material de cor clara, aumentando a refletância solar (SRI) e melhorando o conforto térmico. Aos interessados, a casa está à venda no Condomínio Damha V em São José do Rio Preto - SP e aberta à visitação.



Os novos paradigmas trazidos pela COVID 19 consolidaram a importância da saúde mental e física. Para isso, precisamos refletir sobre nosso ritmo e as prioridades acerca de nossas vidas. Arquitetas(os) e Urbanistas têm o papel de criarem ambientes seguros, funcionais e confortáveis para seres humanos. De plantas baixas mais abertas a tecnologias que ajudam a mitigar a propagação de doenças, estamos olhando para o futuro considerando o que nos dá espaço para respirar e viver. Essa é nossa prioridade no futuro do morar, hoje.


Serviço:

My LAB projetos criativos

WhatsApp: 17 99777-0401

Instagram: mylabcriativo