top of page

Mercado de Máquinas Agrícolas aquecido na região


Tracbel e Itaeté se unem para fortalecer e ampliar a comercialização de máquinas agrícolas John Deere e melhorar ainda mais o atendimento e a assistência técnica aos clientes da marca na região Noroeste do Estado. Grupo multimarcas com atuação nacional nos segmentos de equipamentos de construção, mineração, logística e transporte, a Tracbel faz investimentos na Itaeté Máquinas, adquirindo parte da empresa, um dos principais concessionários John Deere do Brasil.

O acordo foi firmado entre as duas partes com o objetivo de manter e ampliar o atendimento de qualidade aos clientes, oferecendo o que as duas empresas têm de melhor em serviços, pós-venda e tecnologia. As concessionárias John Deere seguem normalmente com seus negócios sob a direção de Mauro De Stefani, que permanece como presidente e acionista da Itaeté Máquinas. A equipe de diretores e os mais de 200 funcionários foram mantidos.

Com a aliança, a Itaeté acompanha a estratégia da John Deere no desenvolvimento de sua rede de concessionárias, reforçando a atuação em importantes cidades do interior paulista. As lojas estão situadas nos municípios de São José do Rio Preto (matriz), Catanduva, Jales, Marília, Tupã e Votuporanga, atendendo clientes em 120 localidades da região. Já o Grupo Tracbel expande sua área de abrangência no País e fortalece seu braço agrícola.

“A Itaeté preza pelo aprimoramento do setor agrícola, com um portfólio de produtos para atender cada cliente em sua necessidade, com importante contribuição na mecanização da colheita de cana, agora com foco ainda maior em tecnologia, seguindo diretrizes John Deere”, afirma Mauro Stefani. “O Grupo Tracbel traz seu know-how em pós-venda e tecnologia, para robustecer a operação”, observa. Ele destaca que a relação de confiança com os clientes segue como prioridade. “Mantemos o compromisso de assegurar performance e baixo custo de operação e manutenção dos equipamentos, apoiados pelo gerenciamento da informação através da agricultura de precisão", completa.

“Queremos contribuir para criar mais valor e melhorar a rentabilidade dos clientes do agronegócio. Estarmos juntos da Itaeté e da John Deere é uma excelente oportunidade de atuarmos ao lado de parceiros com grande expertise na área, ao mesmo tempo em que buscamos novos mercados e oferecemos nossa longa tradição em venda, pós-venda e ferramentas eletrônicas”, complementa Luiz Gustavo Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.

As lojas da Itaeté oferecem toda a linha de produtos John Deere, além de alguns modelos de máquinas específicas para amendoim e café. Em 2020 foram comercializados mais de 400 unidades pela rede de concessionárias.

“Uma rede forte, com grande capilaridade e comprometida com experiência do cliente é uma condição fundamental para o sucesso da marca”, declara Marcelo Lopes, diretor comercial da John Deere no Brasil. Ele lembra que o agronegócio brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, líder global em produção de alimentos com preservação ambiental. “O agribusiness é um grande propulsor da economia nacional e vai continuar crescendo ao incorporar cada vez mais tecnologia de ponta”, prevê.

Agronegócio em alta – Estimativa da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária) é que o VBP (Valor Bruto da Produção) do setor deva atingir R$ 1,19 trilhão este ano, alta de 15,2% em relação a 2020. O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio de São Paulo avançou 8,27% em 2020, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. É a maior alta desde 2010 e fez com que o agronegócio paulista representasse 14% do PIB estadual.

Vendas de máquinas agrícolas – As vendas de tratores e máquinas agrícolas registraram alta de 22,26% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, impulsionadas pelo desempenho das commodities no País, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Somente em março foram comercializadas 4.164 unidades.

Sobre a Itaeté Máquinas – A Itaeté Máquinas é um dos mais importantes distribuidores da John Deere no País, atuando numa região onde o setor sucroalcooleiro é muito forte. Com vocação também para o pós-venda, oferece contratos de manutenção e mantém qualificada equipe de consultores de negócios e técnicos para garantir maior disponibilidade dos equipamentos e a máxima da produtividade na operação.

Sobre o Grupo Tracbel – Aos 54 anos, a Tracbel atua no mercado de equipamentos de construção, mineração, florestal, logística e transportes em todo o Brasil. Uma das maiores em seu setor, tem 730 funcionários em 26 filiais em 14 estados, comercializando principalmente máquinas pesadas, caminhões, ônibus e pneus. Tem o primeiro e-commerce do setor de pesados no Brasil.

Sobre a John Deere – A Deere & Company (www.JohnDeere.com) é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes que estão revolucionando a agricultura e a construção - aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, abrigo e infraestrutura.

Serviço:

Itaeté Máquinas

bottom of page