Por trás da ansiedade e depressão
As doenças mentais muitas vezes começam de forma silenciosa, como uma peça de madeira consumida por cupins – quando nos damos conta, a estrutura já está comprometida. Por isso, é necessário olhar além dos sintomas e investigar as possíveis causas, que podem ser a verdadeira "raiz do problema" caso contrário, episódios de ansiedade e depressão podem se repetir, além de favorecer o surgimento de outros transtornos.
1. Fatores Orgânicos: Segundo pesquisas recentes a hereditariedade (genética) corresponde apenas cerca de 20% dos transtornos mentais. Os outros 80% estão ligados à epigenética, ou seja, à maneira como nosso corpo se adapta aos estímulos cotidianos – ambientes, hábitos, costumes e ações moldam nossa saúde mental.
Já a deficiência de vitaminas, minerais, intestino desregulado, insônia, alimentação ruim, falta de atividades físicas, uso de substâncias tóxicas também influencia diretamente nossa saúde física e mental, podendo inflamar nosso corpo e afetar o cérebro.
2. Fatores Sociais: Nosso ambiente – família, trabalho e relacionamentos – influencia profundamente nossa saúde mental. A forma como essas interações ocorrem ajudam a moldar nossa epigenética ao longo da vida. Vivemos em uma sociedade hipermoderna, onde raramente percebemos o impacto que o "hiper" exerce sobre nós. Somos hiperconectados, hiperocupados, hiperinformados e hipercobrados. Estamos a beira de um burnout e com deficiência de comunicação!
3. Fatores Emocionais – Falando de Traumas: Experiências mal processadas emocionalmente podem se manifestar como crises de ansiedade, depressão ou outros transtornos físicos e mentais. Os traumas nos colocam em estado de hiperativação, também conhecido como estado de alerta, onde o indivíduo vive em constante luta, fuga ou sobrevivência. Isso pode gerar vícios, compulsão por trabalho, isolamento, dificuldades de concentração, insônia, dores no corpo, necessidade de aprovação entre outras doenças físicas e mentais.
Assim, seria imprudente apontar uma única causa, até o uso de medicamentos com dosagens inadequadas ao organismo podem desencadear crises. CUIDADO! O que funciona para um pode não funcionar para outro. Saúde mental não se resolve em minutos, e um tratamento inadequado pode levar anos para ser superado.
Dicas para prevenir ou otimizar o tratamento da ansiedade e depressão:
Busque profissionais especializados: Procure a ajuda de especialistas em saúde mental. Cuidar de si mesmo é sempre o primeiro passo.
Alimente-se bem: Evite o consumo excessivo de açúcar, glúten, lactose e alimentos processados. Desembale menos, descasque mais!
Evite substâncias tóxicas: Elimine o uso de substâncias nocivas e limite o consumo de álcool.
Cuide do sono: Um sono de qualidade é essencial para a saúde mental. Invista em bons hábitos para dormir bem.
Pratique atividades físicas regularmente: O movimento do corpo fortalece a mente. Lembre-se de que nossos músculos estão conectados ao cérebro.
Cultive relacionamentos de qualidade: A convivência com pessoas que te valorizam, motivam e tornam o seu dia mais leve é fundamental, inclusive no ambiente de trabalho. Relações positivas aumentam a longevidade e a qualidade de vida.
Cuide da saúde espiritual: Envolva-se em práticas que promovam fé, oração, conexão e comunidade. A espiritualidade ajuda a desenvolver otimismo e resiliência.
Tenha um hobby: Encontre algo que te traga prazer, sem cobranças. Pode ser cozinhar, cuidar de plantas, correr, pedalar, ler – o importante é aproveitar o momento.
Incorpore arte em sua vida: Música, pintura, dança, teatro – a arte acessa nossas emoções mais profundas, proporcionando alívio, maior compreensão e organização interna, relaxamento, criatividade e ânimo.
Aprenda a contemplar a vida: Valorize a natureza e os pequenos momentos. A felicidade é construída em doses diárias de pequenas alegrias. Quando apreciamos o presente (atenção plena – mindfulness), nossa perspectiva muda, e a vida se torna mais agradável, mesmo em tempos difíceis.
Camila Volpe
Terapeuta | Mestre em Educação Emocional no Trabalho | Especialista em Psicologia Sistêmica Familiar e Práticas Integrativas em Saúde Mental
- Certificada em Arteterapia pela AATESP
- Formações Internacionais:
- Controle do Estresse (ISMA-BR)
- Somatic Experiencing – Tratamento de Traumas (Nível Int.3 ABT)
- Graduanda em Psicologia
- Educadora
Áreas de Atendimento:
- Individual, Familiar e Empresarial
Serviço:
Georgina Business Park Milan Norte - Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 2675 - Sala 105 - Jardim Bosque das Vivendas
São José do Rio Preto/SP
Contato: (17) 99678-5235
Instagram: @camilavolpe.oficial
Comments