Maria Lúcia Atique Gabriel



Diretora Geral da Faculdade Unilagos em entrevista para revista Nova Versão:


Como se deu início ao projeto da Unilago?


"Meus queridos pais, Halim e Yvete Atique, sempre investiram em mim, para que eu estivesse preparada para criar novos investimentos. Por isso, no momento que entendi ser o adequado, e, por já ter uma experiência na área educacional, criei minha própria instituição. Inicialmente com dois cursos superiores, Serviço Social e Publicidade e Propaganda e, aos poucos, dei sequência implantando outros, até a concretização da Unilago - União das Faculdades dos Grandes Lagos".


Quais foram os grandes desafios? Teve algum por ser mulher? Muitos desafios surgiram nessa caminhada, mas todos foram vencidos, sempre com persistência e proteção divina. Todos os desafios surgiram, não por ser mulher - mas por ser uma pessoa determinada, eu sempre estive à frente de todos. Volto a invocar a orientação que ganhei de meus pais, para nunca ter medo de desafios, mas para enfrentá-los sempre Como os seus valores se conectam com o da universidade? A atividade educacional não é para aqueles que só pensam na parte material. Sempre tive, como empresária da educação, a responsabilidade e a honestidade de oferecer cursos superiores de excelência para transformar os jovens em profissionais preparados para ajudar no desenvolvimento da nossa região e do nosso país. Quais os grandes desafios que enfrentamos hoje? Neste momento o grande desafio é a pandemia do Covid, que assola nosso país. Mas outro desafio também importante é a geração de empregos para acolher não só os atuais desempregados, mas também os jovens que saem das universidades. Por isso é importante a vacinação para que a área de serviços, comércio e indústria voltem a atuar em pleno vapor.

Como visualiza o ensino daqui para frente? Este será um grande desafio. Vemos, hoje, alguns apostando no ensino a distância, mas o professor em sala de aula é insubstituível. O ensino presencial é mais eficaz na socialização dos jovens, na formação do caráter e da personalidade dos mesmos. Com certeza, serão utilizadas mais tecnologias, mas quem puder usufruir da educação presencial estará melhor preparado para esse mundo que muda a uma velocidade muito rápida.

Quais são as grandes mudanças que teve de fazer do ano passado para cá? Em relação à Unilago, todas as salas de aula foram adaptadas para os professores ministrarem as aulas para os alunos presentes e, também, para os alunos que estiverem a distância. Aproveito aqui para lembrar uma frase de Margareth Thatcher, a "Dama de Ferro", para nós mulheres: "Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer ."