top of page

Luciana Ogawa e André Ceron

Com propósito de inspirar, casal de arquitetos lança livro com histórias de pessoas das mais diferenciadas profissões e idades que contam suas relações com os ambientes em que passaram



Casados há 22 anos e parceiros de vida e profissão, os arquitetos Luciana Ogawa e André Ceron vibram sempre na mesma sintonia. Portadores de uma grande responsabilidade, a de lidar com os sonhos das pessoas, os proprietários do escritório Novaora Arquitetura deram início a um método de criação de projetos, denominado “A Magia do Café”. “Ao longo de anos de carreira, encontramos uma maneira de os nossos clientes se comunicarem sobre os ambientes que realmente têm impacto nas vidas deles. Esse diferencial nos dá oportunidade de criar projetos muito mais autorais e com grande significado para as pessoas que irão utilizá-los. Tudo começa com uma boa xícara de café e tempo para uma conversa estruturada e informal a fim de contar sobre a essência de vida de cada um e começar a entender qual a arquitetura que fará sentido a essas pessoas. ‘A Magia do Café’ estava em operação, os projetos sendo criados e muitas histórias lindas sendo contadas dentro do nosso escritório quando começamos a sentir a necessidade de compartilhar essas histórias de uma forma mais ampla.” 



 

Grão Cast

Luciana e André contam que, em um determinado dia, um amigo os comunicou que havia comprado os equipamentos necessários para começar a gravar podcasts. “Nesse mesmo momento, eu e o André tivemos um convite para começar a gravar o nosso podcast. Com a ideia pronta e as histórias na mesa, a oportunidade de criar o canal apareceu. Já tínhamos em nosso dia a dia essa abertura com nossos clientes de contar e ouvir histórias. E por que não fazer isso com outras pessoas, conhecidas ou não, diante de algumas câmeras? Foi então que, em 16 de junho de 2022, nasceu o Grão Cast, um videocast gravado dentro do nosso escritório.” Foram mais de 70 entrevistados. Histórias emocionantes, engraçadas, de superação, de crescimento, de sofrimento, de vitórias e de aprendizagem. Cada um com sua bagagem, com suas crenças e suas verdades. Enredos que emocionaram os profissionais fazendo surgir a ideia de ir além. “O conteúdo do Grão Cast estava tão bom, tinha tanto conhecimento, tantas ideias, tantas experiências de vida, tantas emoções compartilhadas, que pensamos que isso não poderia ficar apenas gravado no Youtube. O André, que sempre gostou de ler, escrever, estudar e pesquisar, teve a ideia de levar o Grão Cast para um livro e eternizar cada história! Nasceu assim o nosso livro ‘A Arquitetura de Cada Um’. Um projeto colaborativo que, além de contar com a participação de vários entrevistados, tivemos a honra de ter, no projeto gráfico, o renomado e premiado artista plástico de Brasília, André Cerino. O que nos deixa muito realizados e felizes.”



Grão Cast: O encontro


O pré-lançamento do livro aconteceu no dia 28 de novembro no Teatro do Sesi para familiares, amigos, patrocinadores e apoiadores do projeto. “Escolhemos este lugar porque ele conta um pouco da nossa história. O André estudou do Infantil ao Ensino Médio e tem muitas memórias afetivas, além da gratidão por tudo que aprendeu e viveu no Sesi. No evento, pudemos explicar sobre o Grão Cast e sobre a criação do nosso livro. Fizemos em três partes, nas quais contamos sobre o método A Magia do Café, fazendo um paralelo entre café e vida. A primeira foi intitulada como: O Grão, em que contamos sobre a nossa essência, a nossa origem e as nossas raízes. Depois veio: A Torra, que foi o momento em que apresentamos as nossas transformações e os processos que passamos ao longo da vida. Por fim: A Muda, onde compartilhamos o legado, o que fica, o que deixamos e o que será lembrado.”

“Em cada parte, contamos com a participação especial de entrevistados, em um talk show, no qual cada um contou um pouco sobre o poder do ambiente de acordo com a fase da vida deles. Agradecemos a participação mais que especial da Erika Neves, Marilsa Ferrari, Juna Vassoler, Fran Faria, do Kleber Zumiotti e do André Celloni.”

“E, para finalizar, tivemos a contribuição, em um vídeo emocionante com depoimentos, de grandes e influentes pessoas, que compartilham da nossa visão, de como veem a influência dos ambientes. Nomes como: Filipe Sisson, Kelvin Kaiser, Rosangela Motta e Manoel Neves. Ficou claro para nós que ter pessoas com o mesmo propósito é crucial para promover uma colaboração eficaz, alinhar esforços na busca de objetivos comuns e fortalecer a coesão. Somos gratos a todas as pessoas que acreditaram e colaboraram para o nosso sonho e projeto acontecer”, finaliza Luciana.





bottom of page