José Henrique Santos Figueiredo - Viveiro Cariri

José Henrique Santos Figueiredo, de 33 anos, engenheiro agrônomo, vem se destacando com seus canais digitais, onde compartilha com seus seguidores todo cuidado e dedicação que tem no cultivo das plantas. No seu Instagram “@viveirocariri”, Henrique traz dicas e mostra um pouco do seu dia a dia ensinando diversas maneiras simples de se cultivar os mais diversos tipos de plantas.



Por que escolheu trabalhar com as plantas?

Sempre gostei muito das plantas. Acredito que por influência da família, que sempre as cultivou.


O que você aprende com “elas” no dia a dia?

Eu aprendo muito com elas, todos os dias. Mas o que me chama atenção é principalmente a questão da paciência. Tudo tem seu tempo.


Quais são os seus sonhos?

Crescer ainda mais como profissional e destacar a minha marca, além de contribuir com as pessoas, compartilhando o que eu sei.


Quais os futuros projetos para o “Viveiro Cariri”?

Abertura do ponto físico do viveiro para expandir os negócios, fazendo com que a produção aumente de maneira significativa. Tenho planos para, no futuro, implementar cursos gratuitos para ensinar as pessoas no cultivo das plantas.


Você tem alguma “planta” preferida?

Sim. As rosas do deserto, que hoje são a minha maior produção.


Qual foi a sua nova versão com a pandemia?

Foi no cuidado com as plantas, pois tive oportunidade de me dedicar mais. Nesse período consegui também aprimorar minha paciência.


Que conselho daria para as pessoas que querem cultivar plantas em casa, mas não sabem?

É importante analisar se a pessoa já gosta de alguma planta, especificamente. Senão podemos começar com as plantas mais simples! Caso necessário eu dou essa “assessoria”, auxiliando a pessoa a identificar a sua necessidade.