top of page

Implante de Lente Intraocular Fácica

Procedimento para quem tem altos graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.


Apesar de eficaz na correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, a cirurgia à laser (PRK ou LASIK) apresenta limitações em pacientes com altos graus.

Agora temos uma técnica cirúrgica de alta precisão, para pessoas com contraindicação para a cirurgia à laser.

Conhecida como Implante de Lente Intraocular com Finalidade Refrativa, as lentes intraoculares fácicas são implantadas através de uma pequena incisão feita na periferia da córnea.

Pacientes com altos graus, o implante da lente fácica - Artisan, apresenta estabilidade e baixos índices de complicações. É chamada de lente fácica por ser uma lente adicional ao olho, mantendo o cristalino (a lente natural) intacto.

A cirurgia já foi realizada no mundo inteiro, com grande êxito em pacientes com alta miopia ou hipermetropia.

Para o procedimento, será conferido os sinais vitais (P, PA, temperatura) e após se dá início à colocação de colírios no olho a ser submetido à cirurgia. Deve ser realizado em centro cirúrgico, com anestesia local e sedação e em sistema de internação de curta duração. A cirurgia é realizada através de incisão corneana e a seguir o implante da lente intraocular na câmara anterior sendo fixada na íris. Finalizada a cirurgia, com duração de 15-20 minutos, é utilizado curativo oclusivo e após repouso breve, recebe orientação e alta.

As pessoas devem ter a partir de 21 anos de idade, ou quando o grau já está definido. Ressaltamos que só há uma contraindicação ao implante das lentes fácicas: quando é rasa a cavidade da câmara anterior, onde a lente será instalada. As lentes são feitas de material biocompatível.


Dr Leonardo Beraldo

Oftalmologista

CRM: 104.884 | RQE: 46.806

bottom of page