top of page

Guia prático para dar início a um negócio on-line

Docente do Senac São José do Rio Preto aponta um passo a passo para empreender no ambiente digital

Com o avanço tecnológico, o crescimento das mídias sociais e o impacto da pandemia, ficou cada vez mais claro que a presença on-line é fundamental para os negócios. Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, a partir de dados de compras no e-commerce brasileiro, o primeiro trimestre de 2021 registrou um crescimento de 57,4% nas vendas on-line em comparação com o mesmo período de 2020.

Ao todo, foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line apenas nos primeiros três meses deste ano. Esta quantidade resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões, alta de 72,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.


Motivadas pela tendência de alta e por algumas vantagens econômicas, inclusive, hoje, muitas empresas já nascem e vivem toda a sua trajetória no ambiente digital. No entanto, não basta querer iniciar um negócio. Assim como qualquer ambiente de trabalho, o empreendedor precisa estar preparado para as exigências do mercado.


“É bom ter em mente que não há ‘uma receita de bolo’ ou ‘truque milagroso’. Construir um negócio na internet é como no mundo físico. É preciso dedicação e investimento de tempo e recursos, tanto quanto uma loja física”, explica Emerson Mistico, docente do Senac São José do Rio Preto.

Para ajudar nesse processo, Emerson preparou algumas dicas, uma espécie de guia prático para quem deseja empreender no mundo digital. Confira:

1. Escolha um nicho de mercado diferenciado – a internet permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, venda. Isso aumenta a competição, mas também aumenta muito as chances de apresentar diferenciais ao consumidor e não ser “mais um no mercado”.

2. Procure fazer algo que você tem domínio ou que conheça muito bem – dessa forma você consegue criar diferenciais que coloquem sua marca em destaque.

3. Fique atento na hora de criar um nome e uma marca – pense em um nome e símbolo que sejam fáceis de lembrar e que tenham relação com o que vende. Lembre-se também que nem todos entendem palavras estrangeiras. Pesquise se sua marca já existe e está registrada, para evitar futuros problemas, e faça o seu registro.

4. Defina seu público – um público bem definido permite que você crie estratégias mais bem direcionadas. Se você sabe para quem está vendendo, você tem a chance de entender a jornada deste cliente e criar pontos de contato da marca, oferecendo a ele soluções para seus problemas, seja com um produto ou serviço.

5. Crie estratégias de comunicação – ao entender seu público você pode criar estratégias que ofereçam propostas de valores que despertam seu interesse. Fique atento às novas tecnologias e canais e entenda que cada uma dessas plataformas funcionam melhor com investimento e este investimento é mais bem direcionado quando se conhece com quem estamos “conversando”. Hoje, mais que nunca, quem não é visto (na internet) não é lembrado ou considerado na hora de uma compra.

6. Escolha seu canal de venda – as opções são ter um e-commerce próprio ou trabalhar com os marketplaces. A vantagem do e-commerce próprio é que o empreendedor possui o controle de todo o processo, além de reduzir custos com intermediário. Mas requer um investimento inicial e constante com manutenção. Já os marketplaces permite aproveitar o prestígio das grandes marcas que oferecem o serviço, mas esse formato deixa o empreendedor à mercê das taxas das plataformas.

7. Defina seus processos – entenda a demanda e seu potencial de venda, pois isso influencia diretamente na forma como você vai gerenciar seu estoque e atender ao seu público. Os marketplaces são uma boa opção para testar o território e conhecer melhor o “terreno onde está pisando”.

8. Invista em relacionamento com o cliente – é imprescindível criar uma estratégia sólida, mas ajustável, que atenda o curto, o médio e o longo prazo. Você não pode deixar de mostrar o seu produto, pois precisa vender todos os dias, mas não pode esquecer que existe muita concorrência e que as pessoas não estão na internet “só” para comprar. O uso de social media (pessoa responsável por cuidar das redes sociais), por exemplo, precisa levar em consideração que as pessoas entram nas plataformas para entretenimento e que um anúncio precisa ser algo que não as faça querer pular para o próximo item do feed (lista de publicações).

Capacitação

Entender o ambiente digital e estar qualificado para empreender são passos importantes para o sucesso. E o Senac São José do Rio Preto conta com cursos livres, técnicos e de pós-graduação voltados para quem deseja empreender on-line ou aprender mais para investir em seu negócio já existente.


Para conhecer mais sobre os cursos do Senac São José do Rio Preto, saber sobre as inscrições, bolsas e descontos basta acessar o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto.

Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar


Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

#Senac75. Temos um mundo para transformar.

Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo: www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos

Serviço

Senac São José do Rio Preto

Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518, Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto.

bottom of page