top of page

Gastronomia: Aprenda a fazer pãezinhos "simples e prático"

Vera Lucia Ribeiro Spotti

Psicóloga com formação psicanalítica e empresária, nascida em Nova Granada, desde criança foi apaixonada pela cozinha. Sempre que brincávamos de “casinha” eu era a responsável por fazer a “comidinha”, conta Vera.

Além disso a psicóloga ama receber em sua casa familiares e amigos. “Tenho muito prazer em ter os convidados sentados ao redor da mesa, poder preparar e compartilhar o alimento com meus afetos”, revela.

“Amo viajar - e sempre que estou em lugares ou países diferentes, minha rota é diversa, vou atrás de conhecer novos sabores e temperos”.


Pãodemia


Com as restrições que nos foram impostas nesses tempos, deparamo-nos com o “ficar em casa”. Isso nos levou a descobrir um lugar que sempre existiu, mas nem sempre foi nossa parada: a cozinha! E, com isso, muitos que até então não conheciam seus talentos natos, foram surpreendidos por eles e se revelaram “chefs” experientes, orgulhosos e felizes.

De suas panelas surgiram inusitadas e deliciosas criações. E a cada receita bem-sucedida brotava o desejo de realizar mais uma e experimentar novamente aquela emoção. E se a receita não desse certo ela se tornava um desafio a ser vencido, porque acertar é bom demais!

O prazer que os “chefs” experimentam quando seus pratos são elogiados é algo além de prazeroso, é indescritível. Quem quiser saber o que é isso, aventure-se rumo à cozinha e coloque seu amor para ser degustado.


E para os nossos tempos, os nossos conhecidos pães ganharam um grau de relevância com a pandemia. Velhas receitas foram atualizadas e novas surgiram com as descobertas de novos ingredientes, como novas farinhas, leites e temperos. E nada ganhou mais estilo e importância do que os pães feitos em casa.


Com isso, deu-se a largada da “Pãodemia”, onde a mente cria cozinha e a alma tempera!

Pão de ervas no liquidificador

Bata por três minutos no liquidificador:

1 xícara de leite morno

1\2 xicara de azeite

2 ovos

2 colheres (sopa) de açúcar

1\4 colher (sopa) de sal

Numa vasilha:

3 xícaras de farinha

10grs de fermento biológico seco para pães

1 colher (sopa) orégano

1 colher (sopa) Lemon Pepper

2 colheres (sopa) parmesão ralado

2 colheres (sopa) castanha do Pará picada

Misture o conteúdo do liquidificador a essa mistura e mexa bem com um fouet para incorporar os ingredientes. Unte uma forma retangular (30x5 cm), coloque farinha e acrescente a massa. Deixe descansar uma hora ou até o crescimento atingir aproximadamente 2\3 da forma. Salpique gergelim torrado por cima.

Asse no forno com temperatura média (180º C) por aproximadamente 25 minutos.

Observação:

Para quem quiser, esse pão pode ser recheado com catupiry. É só colocar ½ porção da massa, inserir catupiry e cobrir com o restante da massa.

O leite e a farinha utilizados nessa receita podem ser substituídos por leites e farinhas de sua preferência. As ervas e castanhas podem também ser trocadas por outras.


Pãozinho de Tapioca rápido

1 ½ xícaras de leite

4 colheres (sopa) azeite

1\2 colher (café) sal

Leve ao fogo e deixe ferver. – Reserve

Em uma vasilha coloque:

150grs de tapioca granulada e junte o leite fervente. Mexa bem. Deixe hidratar por minutos.

Depois que esfriar acrescente:

1 ovo inteiro

100grs de parmesão ralado

½ colher (sopa) de alecrim

½ colher (sopa) de tomilho

1 xicara de polvilho azedo

Amasse bem com as mãos para incorporar todos os ingredientes.

Faça bolinhas, passe no parmesão ralado e coloque numa forma untada.

Leve ao forno por 30 minutos a 180º graus.



bottom of page