top of page

Extensão universitária é oportunidade de formação de curta duração

Senac São José do Rio Preto está com inscrições abertas para cursos de extensão


As oportunidades de ampliar sua formação e de se qualificar ainda mais são cada vez maiores. Entre as diversas opções existentes no mercado está a extensão universitária. Esse nível de ensino oferece cursos voltados para diversas áreas de atuação que proporcionam ao aluno se formar em um curto espaço de tempo para complementar a graduação.

“A extensão é focada em pessoas que possuem uma formação ou que pelo menos estejam cursando um curso de nível superior. Geralmente, ela possui uma carga horária menor, que serve para aprimorar o aluno em determinada área ou até mesmo para que ele possa experimentar um tema antes de se inscrever para uma pós-graduação, por exemplo”, explica Rodrigo Uliana, coordenador da pós-graduação do Senac São José do Rio Preto.

A instituição está com inscrições abertas para diversos títulos em áreas como arquitetura e urbanismo, comunicação e artes, desenvolvimento social, design, educação, gastronomia e alimentação, gestão executiva, moda, tecnologia da informação, entre outras.

São formações que, para o coordenador, podem ser um divisor de águas na carreira diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “Na hora da contratação, de uma promoção ou até mesmo para uma nova oportunidade interna ou externa na empresa. Uma das vantagens é que, em poucas horas, você possuirá, além do conhecimento e experiência, um certificado de extensão de nível superior para compor seu currículo”, destaca.

Segundo Uliana, os cursos de extensão são indicados para pessoas que buscam atualização em um determinado tema, seja para expandir seu conhecimento nessa área, conhecer uma área diferente ou até mesmo como hobby. “Hoje, existem cursos de extensão focados em áreas como fotografia, decoração e bem-estar, além das áreas de tecnologia, gestão, saúde e engenharias. Por possuir duração de, em média, 18 a 60 horas, é uma forma de você experimentar um novo tema para possível aprofundamento futuro.”

Os cursos de extensão do Senac São José do Rio Preto possuem metodologia ativa de aprendizado, mesmo com aulas remotas. Dessa forma, os professores buscam fazer com que os alunos apliquem o seu aprendizado no dia a dia, colocando em prática a teoria, com aulas descontraídas e atividades diferenciadas.

Além disso, a extensão universitária serve como uma porta de entrada para níveis mais altos de ensino, como a pós-graduação. “O curso de extensão pode ser considerado o experimento para alguns títulos de pós-graduação. Hoje, no Senac, possuímos algumas extensões que podem ser atribuídas nos cursos de pós. Ou seja, se a pessoa fez três extensões que fazem parte de um título de pós-graduação, ela poderá fazer apenas as demais disciplinas para sair com o certificado em lato-senso”, explica.

Entre as ofertas disponíveis atualmente no Senac São José do Rio Preto estão Abordagens Ágeis no Gerenciamento de Projetos; Materiais e Tecnologias em Design de Interiores; Gestão da Inovação, Design Thinking e Economia Criativa; Gestão de Conteúdo em Mídias Sociais; Direito Digital em Comércio Eletrônico; Neurociência do Consumo; e Inteligência Artificial e Computação Cognitiva.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão universitária do Senac São José do Rio Preto, saber sobre inscrições e prazos, vá até o Portal Senac https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto e acesse a aba “Extensão”.

Serviço

Senac São José do Rio Preto

Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518, Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP




bottom of page