Dicas de pratos juninos e para o inverno

Época do ano, com as temperaturas mais baixas, remete a comidas com aquele gosto caseiro, de família



Tradicionalmente marcado pelas festas juninas, que desde o ano passado passaram a ser realizadas em casa, por conta da pandemia e das regras de distanciamento social, o mês de junho também conta com a chegada do inverno, que começou no último dia 21, que acaba influenciando as pessoas a prepararem pratos típicos da época.

“Este período de festa junina pede preparações mais quentes e aconchegantes, o que nos remete ao comfort food, ou seja, aquelas comidas com gostinho de casa, de família, de fazenda, de tradição. Assim, a utilização do milho em muitas receitas, tais como pamonha, bolo de milho, canjica cremosa com amendoim, é muito natural. Mas esse também é um período de muita elegância, com opções de pratos que aquecem, como fondue, risoto e sopas tradicionais, como capeletti in brodo ou a deliciosa sopa portuguesa caldo verde”, afirma o chef Rodrigo Bueno, docente da área de gastronomia do Senac.

Além disso, essa época conta com alguns produtos sazonais que podem resultar em pratos bastante interessantes. Entre eles temos frutas como kiwi, tangerina e morango, e legumes e verduras como mandioquinha, fava e couve-de-bruxelas. “O clima, com as temperaturas mais baixas, também favorece uma boa qualidade de cogumelos”, afirma Bueno.

Aproveitando o período, o chef Rodrigo Bueno separou duas receitas que fazem sucesso nessa época do ano.

Canjica cremosa

Ingredientes:

500 g de canjica branca

2 xícaras de açúcar

1 litro de leite fervido

250 g de amendoim torrado

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

Cravos a gosto

Canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Cozinhe em panela de pressão com aproximadamente 3 dedos de água acima do nível da canjica. Quando estiver macia acrescente o leite fervido e o leite condensado, o açúcar, cravos, pedaços de canela em pau e o amendoim torrado e moído. Deixe ferver bastante até engrossar e finalize com creme de leite. Se preferir polvilhe canela em pó.

Curau

Ingredientes:

8 unidades de espiga de milho

800 ml de leite

200 g de açúcar

10 g de manteiga

Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Limpe bem as espigas de milho, retirando todos os “cabelinhos” do milho. Lave as espigas e corte os grãos bem rentes ao sabugo. Processe os grãos com leite em um liquidificador, batendo por dois minutos. Coe em uma peneira fina e leve para cozinhar com o açúcar e a manteiga em fogo médio. Assim que engrossar, abaixe o fogo, cozinhando sem parar de mexer até que o milho perca o gosto cru. Despeje o curau em um recipiente e polvilhe a canela em pó.

Uma dica: Quando a mistura começar a engrossar, formam-se pelotas. Não se preocupe, continue mexendo e reduza o fogo. A mistura ficará cremosa, mas será necessário mais algum tempo para o amido cozinhar por completo.

Gastronomia

O Senac São José do Rio Preto tem em seu portfólio diversos cursos na área de gastronomia e alimentação, tanto livres quanto técnicos. Entre as opções estão Técnico em Nutrição e Dietética, Cozinha Vegana, Técnicas de Cozinha Quente: canapés, finger foods e salgadinhos, Pizzas Doces e Salgadas, Técnico em Confeitaria e Técnico em Cozinha. Para conhecer mais sobre a infraestrutura do Senac São José do Rio Preto e sobre os cursos oferecidos na unidade, acesse www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto.

Serviço

Senac São José do Rio Preto

Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518, Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto.