top of page

Dúvidas sobre musculação

Conheça algumas mais frequentes


Praticar atividades físicas parece muito fácil. É como se escolhêssemos o nosso esporte favorito e o praticássemos. Contudo, hoje em dia somos bombardeados com várias informações e muitas delas nem sabemos se são verídicas ou não. Aproveitando esse tema, vemos frequentemente muitos alunos com uma série de dúvidas em relação à musculação. É normal ter dúvidas, mas devemos ter em mente que é importante saná-las com um profissional qualificado.


O educador físico, Welber Fernandes, pontua que devemos tomar cuidado ao buscar respostas com pessoas que não entendem desse assunto ou até mesmo buscando orientações na internet. “Embora os sites de busca tragam muitas informações consideráveis, salientamos que nem sempre o que está escrito, ali, serve para a pessoa que busca a informação. Afinal, cada pessoa tem suas características, sua rotina e suas necessidades de uma forma particular”.


Afinal, o que é verdade? Quais são as dúvidas que os alunos mais questionam?


Quantas vezes na semana posso praticar musculação?

Depende muito da rotina de cada pessoa e o que ela está buscando como resultado. O indicado é que seja de 3 a 6 vezes, respeitando um dia de descanso para a manutenção da integridade das articulações e músculos.


Quantas repetições devo realizar se o meu objetivo for a hipertrofia?

Quando pensamos em hipertrofia, ou seja, quando os nossos músculos aumentam de tamanho e volume - é importante aumentar a carga e fazer de seis a doze repetições do exercício.


E se o objetivo for definição muscular e emagrecimento?

Isso dependerá muito da composição corporal do aluno. É necessário fazer uma consultoria para apresentar o treino adequado. Mas no caso, se a percentagem de massa muscular for baixa, é necessário aumentá-la através de exercícios com repetições baixas para evitar flacidez, acelerar o metabolismo (quanto mais massa muscular mais calorias se gasta em repouso) e tornar os músculos mais visíveis. Exercícios aeróbicos devem ser incluídos para acelerar a perda de gordura.


Qual deve ser a duração do intervalo entre as séries?

De 30 a 60 segundos, mas em treinos muito intensos o intervalo pode chegar a 2 minutos.


De quanto em quanto tempo devo mudar o treino?

De 1 a 3 meses, principalmente para quem treina mais de 3 vezes por semana.


Qual o tempo ideal de duração do treino?

Permaneça dentro da academia o tempo suficiente para realizar todas as séries dos exercícios indicados e respeite sempre o seu corpo e os seus limites.

Porém, é importante ter um instrutor ao lado. “O profissional vai auxiliar o aluno a fazer as atividades de forma correta, além de incentivá-lo a alcançar os seus reais objetivos”.


Welber Fernandes - Personal Trainer

(17) 98102-5974


Kommentit


bottom of page