top of page

Cuidados com a saúde cardiovascular

Dr. Edmo Atique Gabriel


A prevenção constitui a melhor forma de evitar o surgimento de novas doenças e a progressão de complicações. Com a evolução dos métodos diagnósticos e terapêuticos, as doenças cardiovasculares podem ser detectadas precocemente, permitindo seu adequado tratamento.

​O primeiro passo para a manutenção da saúde das artérias e das veias do nosso corpo consiste no controle dos principais fatores de risco cardiovascular, sendo de grande ajuda incluir a adoção de hábitos alimentares saudáveis e os exercícios físicos.

É importante saber que:

A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus precisam ser diagnosticados precocemente para evitar complicações.

A pressão elevada predispõe a rotura da parede da artéria e os altos níveis glicêmicos aceleram o depósito de placas de colesterol nas artérias coronárias, nas artérias cerebrais e nas artérias da perna.

​O sobrepeso e a obesidade agridem o sistema cardiovascular predispondo o paciente a desenvolver sérios problemas, fazendo até mesmo com que no sistema venoso favoreça o surgimento das varizes dos membros inferiores.

​Sintomas como dor e edema nas pernas podem ser a manifestação clínica da trombose venosa profunda, da tromboflebite de veias superficiais e das varizes dos membros inferiores

​As feridas e úlceras que demoram para cicatrizar podem estar associadas a problemas circulatórios e ao diabetes.

Já a falta de sensibilidade típica do paciente diabético predispõe a formação de fissuras e feridas nos pés, que constituem a base para o desenvolvimento de processos infecciosos graves.

​Entretanto, muitas vezes é difícil para o paciente prevenir-se de tantas doenças associadas ao sistema circulatório. Por isso, é de extrema importância manter acompanhamento clínico periódico com profissionais dedicados a prevenção.

Exames de rotina, como eletrocardiograma, exames laboratoriais e ultrassom Doppler das artérias e veias constituem os principais exames do check-up cardiovascular, fundamental para a manutenção da saúde cardiovascular.


Dr. Edmo Atique Gabriel

Médico Cardiologista

CRM: 105.226


bottom of page